1
resposta

Copiar de um diretório para o outro

Boa tarde ^^ Eu acabei de criar o diretório Workspace, e para criar um arquivo dentro do mesmo é preciso entrar nele.. é possivel eu criar esse arquivo sem necessáriamente entrar no diretório ? Essa dúvida tbm serve para os arquivos. Eu quero poder criar esse arquivo sem ter que entrar no diretório que acabei de criar ou para um que já estava criado.

Desde já muito obrigada ^^

1 resposta

Olá, Mayara. Tudo bem?

É possível fazer as duas coisas!

Digamos que você tem, dentro do diretório home da usuária mayara, os diretórios Workspace e Documentos,um arquivo chamado Aprendendo-linux.pdf e outro arquivo chamado curriculo-mayara.txt.

A árvore de diretórios fica assim:

  • ~/
    • ./Workspace
    • ./Documentos
    • ./Aprendendo-linux.pdf
    • ./curriculo-mayara.txt

(lembrando que ~/ é um apelido para /home/mayara)

Agora você quer criar o diretório Livros dentro de Documentos: mkdir Documentos/Livros.

A árvore de diretórios agora está assim:

  • ~/
    • ./Workspace
    • ./Documentos
      • ./Livros
    • ./Aprendendo-linux.pdf
    • ./curriculo-mayara.txt

Se você estiver dentro de ~/, você pode copiar o arquivo Aprendendo-linux.pdf para a nova pasta Livros usando o caminho relativo dele: cp ./Aprendendo-linux.pdf ./Documentos/Livros. O "./" significa o local atual que você está. Como nesse caso estamos na sua home (/home/mayara), o comando, no fim das contas, vai ser interpretado assim cp /home/mayara/Aprendendo-linux.pdf /home/mayara/Documentos/Livros.

A árvore de diretórios agora está assim:

  • ~/
    • ./Workspace
    • ./Documentos
      • ./Livros
        • ./Aprendendo-linux.pdf
    • ./curriculo-mayara.txt

No entanto, tanto os diretórios quanto os arquivos possuem caminhos absolutos, ou seja, o caminho completo para o arquivo desde a raiz do sistema, o diretório /.

O caminho absoluto para o diretório Documentos, nesse caso, é /home/mayara/Documentos. Agora que você copiou o livro para o diretorio livros, o caminho absoluto dele é /home/mayara/Documentos/Livros/Aprendendo-linux.pdf

De qualquer lugar que você estiver, você pode usar caminhos absolutos para suas ações. Se você estiver em ~/, você pode criar um arquivo em ~/Documentos/Livros executando: touch /home/mayara/Documentos/Livros/novo-arquivo.txt, ou seja, sem precisar estar dentro do diretório.

Espero ter ajudado.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software