Se cada requisição que eu fizer para o servidor é independente da outra, por causa da estrutura do HTTP, é válido dizer que o servidor guarda informações sobre todas as sessões iniciadas nos últimos X minutos e mantenha em memória por no máximo Y minutos caso elas não tiverem novas ações? (Como clicar em outro link, por exemplo). Talvez ele nem remova essas informações, eu poderia logar no Alura as 11 da manhã, e abrir um curso somente as 7 da noite do dia seguinte, e a minha sessão ainda estaria lá.
Agora, dentro dessas informações de cada sessão salva no servidor, isso incluiria a chave simétrica que foi gerada depois a primeira comunicação feita pelo cliente com o servidor? Me refiro a explicação feita aqui: https://cursos.alura.com.br/course/http-fundamentos/task/26559
Pois, cada sessão tem seu ID, Token, seja o que for. Para fazer a comunicação via HTTPS, preciso abrir e fechar envelopes cujas chaves só existe em cada ponta. E o servidor precisa saber que, cada ID possui seu cookie de identificação e portanto, a chave.
É mais ou menos por aí ou eu estou viajando demais?