3
respostas

Convert pesquisando...

Boa tarde, já não deveria ter sido explicado na aula que teria que instalar o convert? tive que procurar no google, é isso mesmo? todas as aulas são assim?

sempre terei que procura fora da plataforma? ou serei obrigado sempre a postar no fórum com uma dúvida "gerada" pela propria aula por insuficiência de conteúdo? Não dava pra ja ter dito no curso que seria necess´rio instalar o pacote?

Todos os cursos são assim? serei sempre induzido a postar no fórum? Todas as vídeo-aulas que assisti até agora estão sendo assim.

Pelo google descobri que o convert faz parte do pacote ImageMagick e instalei.

3 respostas

Olá, Bruno!

Essa é uma atividade extra em que propomos pequenos desafios para vocês poderem ir além daquilo que desenvolvemos nas aulas. Não são obrigatórias para o desenvolvimento do curso e, em alguns casos, requerem pesquisas extras.

O aprendizado de ferramentas, abordagens e linguagens no mundo tech é bastante não linear (não é como um livro didático em que temos uma trajetória bem definida e linear), demandando uma certa flexibilidade e participação ativa na construção do conhecimento.

Caso tenha alguma dúvida específica ou sugestão, estou à disposição!

Obrigado pelo esclarecimento Lucas, concordo plenamente com você, ja sou de TI tem um tempinho, sei como é e concordo plenamente com você, porém sinto falta de algumas coisas, desde que comecei a fazer cursos aqui. Conheço linguagens também, não disse em nenhum momento que não é nessessário realizar pesquisas, só digo que faltam orientações. Acho que o simples fato de informar ao aluno que a ferramenta convert deveria ser instalada, não aumenta nem diminui o desafio, mas tudo bem, cada um com sua metodologia.

Quando eu disse "procurar fora da plataforma?" não me nego a pesquisar não é sobre isso!

Estou fazendo: DevOps: explorando conceitos, comandos e scripts no Linux CLI

Estou no 04 - automatização de tarefas 07 hora da prática. Desde o 01Linux e Devops, não temos todas as informações que se precisa pra acomapanhar 100% da aula, não sei se consegue, mas podes pesquisar minhas postagens.

Temos um bloco de códigos por exemplo: if [ ! -e "$arquivo" ]; (eu particularmente não sabia o significado do ! nem do -e ) exit 1 (postei uma duvida sobre isso por exemplo), onde no curso ou aula fala sobre o efeito do 1? e se eu colocar 2, 3, 4? o que muda? Consegue me entender? Se na aula que é onde devo aprender não mostra, o que faço? qual a idéia? pode me ajudar com isso por favor?

Existem partes que não são esclarecidas ou explicadas em aula, nem tem documentação, nem link de referencias, nem nada, se eu como aluno só copiar, só serei copiador, no meu entendimento eu tenho que saber o que estou fazendo, pra que cada -e, -a, -t, -p cada uma dessas coisas fazem e isso não é informado.

Desde a aula 01 até a que estou, o pouco de informação que tenho, recebi postando no fórum e os professores estão respondendo, mas se toda a aula eu tiver que parar, postar no fórum esperar resposta pra saber o que o -a faz, não termino nunca e ainda pedagogicamente atrapalha o aprendizado.

Detalhe, não estou pedindo receita de bolo!

Olá, Bruno!

A aula 01 foi dedicada a preparação do ambiente (instalação de Ubuntu Server em uma VM no VirtualBox), aula 02 exploramos comandos de navegação no Linux, aulas 03, 04 e 05 são dedicadas a Shell Scripting.

Repare que temos uma formação dedicada ao aprendizado de Linux e outra focada em Shell Scripting. Esse é um curso introdutório na formação Começando em DevOps. Nosso foco é introduzir as principais ferramentas e habilidades necessárias para quem deseja aplicar a abordagem DevOps. Um curso com 5 aulas e pouco mais de 2h de vídeo aula não há como explorar com profundidade todos esses detalhes, por isso temos formações dedicadas ao tema. Nas atividades complementares mão na massa, faça como eu fiz, alternativa, para saber mais e hora da prática, temos tópicos que complementam e explicam vários itens que incluímos nos scripts.

Entendo sua queixa e recomendo que você faça as formações que listei para um aprendizado aprofundado no assunto. Vou analisar suas sugestões para incluir outros materiais no curso, facilitando a jornada de aprendizado de todos e todas aqui.

Peço desculpas se o curso não está atendendo suas expectativas. Sigo à sua disposição para responder dúvidas aqui no Fórum. Mais uma vez, obrigado pelo feedback e sugestão!