Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

1
resposta

Conversor de moedas

package br.com.praticando.java;

import java.util.Scanner;

public class ConversorMoedas {
    public static void main(String[] args) {
        Scanner leia = new Scanner(System.in);

        System.out.print("************* Casa de Cambio DolarToday **************\n");
        System.out.print("*********** Gostaria de fazer uma cotação ***********\n");
        System.out.print("******************** 1 - Sim ************************\n");
        System.out.print("******************** 2 - Não **************************\n");

        int opcao = leia.nextInt();

        switch (opcao){
            case 1:
                System.out.println("Digite o valor em reais: ");
                double valorReais = leia.nextDouble();

                double taxaCambio = 5.25;
                double conversao = valorReais / taxaCambio;

                System.out.printf("O valor em dólares é: US$ %.2f%n", conversao);
                break;
            case 2:
                System.out.println("Volte sempre!");
                break;
            default:
                System.out.println("Opção inválida! Digite 1 ou 2.");
        }
        leia.close();
    }
}
 
1 resposta

Oi, Sara. Tudo bem com você?

Sua solução para a atividade ficou muito bacana. A lógica da divisão entre a variável do valor em reais e a taxa de câmbio está correta, e a formatação com duas casas decimais no print deixou a saída de dados bem agradável.

Você incrementou o código básico adicionando um menu interativo com a estrutura switch e o uso do Scanner para leitura via teclado. Essa iniciativa de personalizar a aplicação demonstra excelente domínio do uso de estruturas condicionais e de entrada de dados. Como uma sugestão para projetos futuros, quando trabalhamos com a classe Scanner para ler números e depois ler textos no mesmo fluxo, é preciso atenção com a quebra de linha deixada no buffer pelo método nextInt. Nesses cenários, uma chamada simples de nextLine limpa o buffer e evita comportamentos inesperados no programa.

Como você lidaria com a adição de uma nova opção de moeda, como o Euro, dentro dessa mesma estrutura de menu?

Parabéns pelo empenho e por compartilhar sua resolução conosco. Caso precise tirar mais dúvidas ou queira mostrar novos avanços, o fórum está totalmente à sua disposição. Continue praticando.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!