Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Conversão da classe .topico-principal

Assim como vários colegas, fiquei com bastante dúvida em relação às conversões que foram feitas da aula 1 (Pixels?) do curso. Já li vários tópicos aqui e ACHO que sanei minhas dúvidas, mas gostaria de confirmar. Peço que, por gentileza, alguém que entenda melhor, esclareça essas dúvidas. Agradeço bastante.

Na seção Alterando o projeto existente, o professor mostra uma conversão no css da classe titulo-principal. O prof fala que o código havia sido desenvolvido com base em um tamanho de fonte de 20pixels. Porém, esse tamanho base de 20 px não foi definido na tag html e, por padrão, o navegador traz um tamanho de 16px. Então, o tamanho base é de 16px. A tag h1, que usa a classe topico-principal, tem como tag pai a tag main, que não tem um font-size definido. Porém, a tag body (pai do main) tem um font-size de 120%. Logo, a tag main vai herdar um tamanho de 120% de 16px, ou seja, 19,2px. Assim, como na classe topico-principal, foi definido um font-size de 300%, essa classe vai ter um tamanho de 3x o font-size do pai, ou seja, 57,6px. Por isso, é feita a conversão do font-size de 60px para 300%, não é isso? Ou seja, o prof. aproximou?

Outra coisa que o prof. fez nessa mesma classe foi converter o padding de 25px para 2rem. Porém, como disse acima, o font-size do navegador é 16px. Então, quando usa 2rem, na verdade, está convertendo para 32px, e não 25px. Tanto é que, quando uso o devtools para inspecionar, aparece 32px mesmo como padding. Além disso, também converteu o border-bottom de 10px para 0.5 rem. Porém, 0.5 vai ser 8px, e não 10px (também insepcionei e percebi isso). Estou correto?

Ou seja, acho que o prof. não fez as conversões exatas, daí estar gerando tanta confusão para entender...ele fez conversões aproximadas.

1 resposta
solução!

Fala Luiz Claudio, tudo bom? A sua observação está correta as conversões nesse ponto foram aproximadas. A sua ideia da base de 1rem === 16px (base do navegador) está corretissima :)

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software