Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
5
respostas

Convenção para nomes de funções e variáveis

Olá, Tenho uma dúvida sobre a convenção dos nomes para funções e variáveis. Quando eu brinquei um pouco com C na faculdade eu utilizava o CamelCase para nomear funções e variáveis e olhando The Ruby Style Guide entendi o porquê de usar _ para separar as palavras. Entretanto eu costumava usar verbos para nomear funções e substantivos para nomear variáveis e durante o curso tenho visto o uso de substantivo tanto para um quanto para outro, além do uso de "?". Eu procurei na Internet sobre mas acabei ficando mais confuso.

Será que poderiam me esclarecer se tem uma convenção ou se posso usar o que eu quiser?

5 respostas
solução!

Oi Tauan, tudo bem? Acredito muito que a questão de verbo e substantivo é uma boa ideia, mas no Ruby, o pessoal geralmente recorre a fluidez da leitura do código.

Então neste caso é preferível ter um método chamado tem_copia?do que um tem_copia. Consegue ver que no caso, a interrogação já te passa a ideia de que aquilo deve retornar um valor verdadeiro ou falso? Faz sentido pensar assim?

O CamelCase é muito usado nas mais diversas linguagens, mas tanto em Ruby quando em Python (chutando sobre o Python) é muito mais comum ver o uso de underlines.

O Ruby Style Guide é uma boa convenção. Muito código Ruby segue essas recomendações. Eu as usaria e recomendo!

Olá Wanderson. Tudo bem comigo, e contigo?

Acho que entendi. É melhor eu priorizar um código claro do que limitar o uso de certas palavras e caracteres nos identificadores.

Vou olhar com mais atenção o guia e tentar melhorar meu código.

Obrigado pela resposta!

Isso mesmo Tauan! É comum por exemplo que métodos destrutivos, tenham o sinal de exclamação no final. Algumas vezes você vai encontrar dois métodos com o mesmo nome, um com exclamação e outro não. Qual a diferença?

O sem exclamação apenas retorna o resultado da operação. O com exclamação altera o próprio objeto alvo. Um exemplo por exemplo é o método upcase nas strings.

Isso já serve de indicativo para o desenvolvedor que conhece o style guide da linguagem, Contudo, cada linguagem tem suas limitações. Você pode usar esses sinais no Ruby, mas no Java não. Então cuidado pra não misturar o style guide de uma linguagem na outra. :)

Obrigado Wanderson. Pode deixar que antes de me aventurar mais profundamente em outra linguagem vou buscar suas convenções.

Ótimo Tauan! Bons estudos!