Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Controllers no padrão MVC

Olá, As classes controller implementadas no último capítulo do curso fazem o papel que as classes Action fazem dentro do padrão MVC? Pergunto pq no curso anterior, sobre Servlets, vimos o Controller como entrada única para as requisições e o termo aqui me deixou confuso. Além disto, gostaria de implementar a camada de persistência naquela projeto e fiquei em dúvida onde chamar a ConnectionFactory e as DAO.

Obrigado

1 resposta
solução!

Tobias, bom dia!! A afirmação continua sendo verdadeira, servlets continua sendo a entrada primaria de uma requisição, porém existem frameworks mais modernos que abstraem essa parte para nós, porquê é um pouco doloroso trabalhar com servlets pura. A controller é a responsável por encaminhar essa requisição para o lugar correto (ex: service ou dao). Referente a camada de persistência, não tem um padrão, vai depender do projeto. Se o projeto possui apenas métodos simples de interação com o banco de dados, então você pode chamar a dao a partir da controller, passando a conexão do controller para dao. Se vc precisa de operações mais complexas, talvez faça sentido ter um service, para extrair a lógica da controller, mas repito, são apenas sugestões e não regras. =)

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software