Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Controle de Código do Meu VS Code! Ajudem!

Por que no Controle de Código do meu VS Code aparece mais de 10.000 modificações, com uma ramificação de milhares de códigos de java, etc! O que faço para descartar? Por que isso ocorreu? por favor, veja foto abaixo!!Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

2 respostas
solução!

Oi, Paulo! Tudo Bom?

Desde já, peço desculpas pela demora em te responder.

Inicialmente, para descartar as alterações que estão aparecendo, podemos realizar os seguintes passos:

1 - Clicar nos três pontinhos que estão ao lado do número 10.000:

Captura de tela do Visual Studio Code. Na parte superior da tela está escrito "Controle do código-fonte". Logo abaixo disso, há uma aba aberta chamada "Repositórios de controle do código-fonte". Na primeira linha desta aba, na lateral esquerda, há o nome do repositório "pscbo"; no lado direito, estão em sequência, os ícones "Master", "Publicar em Github",  "Commit", "Atualizar" e "Mais ações", que está destacado por uma borda vermelha; na extrema direita desta linha há o número 10.000, que representa o total de modificações. A segunda linha da aba contém o repositório "Html" com os mesmos ícones da linha anterior.

2 - Localizar na lista, que surgirá a partir dos três pontinhos, a opção "Alterações":

Captura de tela do Visual Studio Code. Lista de menu dropdown que foi habilidade após a seleção da opção "Mais ações". Os itens da lista são: "Efetuar Pull", "Enviar por Push", "Clonar, "Check-out para…", "Fetch", "Commit", "Alterações", "Efetuar Pull, Enviar por Push", "Branch", "Remoto", "Fazer Stash", "Rótulos" e "Mostrar Saída do Git". O item "Alterações" está destacado por uma borda vermelha.

3 - Clicar no item "Descartar Todas as Alterações":

Captura de tela do Visual Studio Code. Estão sendo apresentadas duas linhas. A lista da parte direita da tela possui os itens: "Commit", "Alterações", "Efetuar Pull, Enviar por Push", "Branch", "Remoto", "Fazer Stash", "Rótulos" e "Mostrar Saída do Git". O item "Alterações" está selecionado. A lista da parte esquerda da tela foi habilitada a partir da seleção do item "Alterações". Nesta lista, há, respectivamente, os itens: "Preparar Todas as Alterações", "Despreparar Todas as Alterações" e "Descartar Todas as Alterações". Este último foi selecionado.

O motivo para isso ter acontecido deve-se ao fato de que o comando git init foi usado dentro de uma pasta com muitos arquivos. Um exemplo comum é fazermos isso dentro da pasta "Usuários".

Uma outra alternativa para resolver esse problema é adicionar o arquivo ".gitignore" ao nosso projeto, o qual é responsável por indicar ao Git quais arquivos serão ignorados em nosso trabalho. Dentro dele, passamos o nome das pastas e dos arquivos que não desejamos commitar (com isso, eles serão "ignorados"). Veja abaixo um exemplo de como adicionar nomes de arquivos e pastas ao ".gitignore":

# A pasta abaixo será ignorada
nome-da-pasta

Note que escrevi a frase "A pasta abaixo será ignorada" depois de "#". Isso é a delimitação de um comentário. Depois dessa linha, apenas digitei o nome da pasta que optei por ignorar.

Para finalizar isso, precisamos adicionar esta nova mudança ao nosso sistema e realizar o commit, assim:

git add .gitignore
git commit -m "Criação do arquivo .gitignore"

Com isso, vimos uma maneira de descartar as 10.000 modificações e também uma alternativa para ignorá-las e não adicioná-las ao controle do git . Caso queira conhecer mais a respeito do arquivo .gitignore, recomendo o vídeo "Ignorando arquivos" deste curso, onde o instrutor falará detalhadamente sobre esse arquivo, abaixo há o link para acessá-l0:

Espero que tenha compreendido minha explicação, Paulo. Quaisquer dúvidas, fico à disposição para te ajudar.

Até mais!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓

Muito obrigado, Adrieli. Gostei muito da sua explicação e a pedagogia explicativa da sua resposta! Grande abraço!