Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

Controle de Bonificação Funcionário

Na hora que ele chama a função ControleBonificação para os outros funcionários, o Java entende que o Gerente e o editor são funcionários e que cada um tem sua maneira de calcular sua bonificação, pois em ambas as classes ele sobrescreveu os métodos getBonificação e que AMBAS classes (Gerente e Editor) são classes filhas da classe funcionário certo? É isso mesmo?

4 respostas

Ola wolneypk!

Qual é a sua duvida? Detalha pra mim, não entendi...

Fala Luan! Mais ou menos assim:

Na hora que ele chama a função ControleBonificação para os outros funcionários (Gerente e Editor de Vídeo), o Java entende que o Gerente e o Editor de Vídeo também são Funcionários certo? E que cada um tem sua maneira de calcular sua bonificação, pois em ambas as classes ele sobrescreveu os métodos getBonificação. E em ambas as classes (Gerente e Editor de Vídeo) são classes filhas da classe funcionário certo? O fato delas serem classes filho, é fundamental para que tudo isso dê certo, correto?

O Polimorfismo então, seria, a grosso modo, uma maneira de métodos (que estão em classes filho) acessares (e usarem) funções de suas respectivas classes mães?

A dúvida é se minha linha de raciocínio está correta.

solução!

Wolneypk , eu NÃO sei, se sua linha de raciocínio está certo, mas foi basicamente isso que vc falou que eu entendi.

"O Polimorfismo então, seria, a grosso modo, uma maneira de métodos (que estão em classes filho) acessares (e usarem) funções de suas respectivas classes mães?"

Foi justamente o que eu entendi, pois assim NÃO é necessário ficar rescrevendo o método, no caso o método registra();

Apenas precisando deixar como parâmetro, uma variável do tipo da classe mãe (no caso uma variável do tipo Funcionario).

E ao passar uma referência das classes filhas o método "f.getBonificacao()", da classe ControleBonificacao, saberia de qual classe filha teria que chamar o método especifíco (método de "getBonificacao()"), pois estaria "passando" aqueles números (acho que em hexadecimal) que o PAULO SILVEIRA, falou nos cursos anteriores...

Ficou meio confusa minha resposta, eu sei, mas é pq não é um assunto extremamente fácil, se você tá vendo pela primeira vez (que é o meu caso). Porém o polimorfismo, NÃO parece que é um bicho de sete cabeças tbm.

Show Robson! Realmente, é meu primeiro contato com o Polimorfismo. Por isso estava querendo confirmar se o que eu havia entendido, estava correto!

Valeu pelo feedback mestre!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software