1
resposta

Controle das emoções

Como liderança me cobro muito e percebo que muitas vezes acabo externalizando minha ansiedade e a cobrança no time. Como posso tentar "controlar" essa ansiedade em mim, de forma também a trazer tranquilidade e ter um papel de líder mais inspirador para os meus liderados?

1 resposta

Oi Karen,

Admitir a ansiedade não é a solução. Porém, já significa um primeiro passo para encontrar uma resposta e se tornar um líder melhor.

Aprender a lidar com a ansiedade requer a construção de uma nova relação com os eventos ambientais. E identificar a relação funcional para este tipo de comportamento pode ser difícil.

Algumas dicas para diminuir a ansiedade:

  • Em primeiro lugar, reconheça que a ansiedade atrapalha seu melhor desempenho. Isto poderia aumentar o risco das suas decisões ou atitudes.

  • “Em geral” o sentimento de ansiedade é produto de uma percepção de que algo ruim poderia acontecer. Então, trabalhe com o pior cenário e reavalie suas possibilidades.

  • Procure identificar de forma objetiva (classificando do mais provável para o menos provável) as probabilidades das diferentes ocorrências no evento relacionado a sua ansiedade.

  • Em seu horário livre, procure fazer uma atividade de lazer para relaxar. Estudos comprovam que exercícios físicos diminuem a ansiedade.

  • Se você sente que seu nível de ansiedade é muito alto e que prejudica outras áreas da sua vida (inclusive a saúde), procure ajuda profissional.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software