Cotidianamente nos deparamos com situações desafiadoras que nos colocam em diversos estados de emoções e sentimentos. Saber entender o motivo pelo qual estas situações nos causam reações é essencial para que possamos nos tornar uma pessoa mais controlada, assertiva e não reativa.
Uma forma de compreender-se melhor, é a utilização da técnica Ctrl + Alt + Del. Isso mesmo, os famosos comandos de nossos teclados que utilizamos em nosso cotidiano. Esta técnica consiste em entender o motivo pelo qual nós temos reações na medida em que um acontecimento ou uma ação de uma pessoa nos causa um sentimento. Desta forma, assim que o sentimento ou situação acontecer, aplica-se o controle (Ctrl), onde é analisado o motivo que esta emoção está causando em si, é onde eu me pergunto: Por que me sinto desta forma quando escuto ou percebo determinada ação?
Ao responder este questionamento do motivo pelo qual um sentimento surge em nós ao nos depararmos com um acontecimento ou até mesmo sendo ele provocado por uma ação de uma pessoa, passamos a nos entender melhor e estamos aptos ao ir ao passo seguinte, que é o de alteração. neste passo eu procuro uma forma de alteração, transmutação deste sentimento se isso pode agregar em meu desenvolvimento ou não. Neste caso, ao conseguirmos identificar a origem dos sentimentos em nós, passamos a nos conhecer melhor e passamos a ter a capacidade de evitarmos situações onde sabemos que não irá nos agregar. Concluindo com o último item da técnica Ctrl + Alt + Del, nesta etapa nós simplesmente deletamos aqueles sentimentos ou situações em que não nos agregam de forma desafiadora para melhorarmos como pessoa, bem como, aquelas situações ou comportamento de pessoas que nos causam sentimentos ruins, onde optamos simplesmente por deletar e não apropriar-se deste sentimento.
Com a aplicação deste método, consegui compreender melhor meus sentimentos, melhorar minha saúde mental, minhas relações pessoais e compreender que a grande maioria das vezes eu sou o causador de muita situação onde me coloco com sentimentos e estado mental ruim, simplesmente por ter absorvido a ação de terceiros e deixar este comportamento ser a origem de minhas ações.