Estou iniciando o curso e apenas para contribuir SMART- As metas
Meta 1: Adotar a prática distribuída em meus estudos S (Específica): Implementar a prática distribuída estudando tópicos em sessões de 1 hora, com revisões espaçadas ao longo de 2 semanas. M (Mensurável): Completar pelo menos 3 sessões de estudo por semana e revisar cada tópico pelo menos duas vezes antes de seguir para novos materiais. A (Alcançável): Dividir o tempo semanal disponível para acomodar os estudos, ajustando o cronograma pessoal. R (Relevante): Melhorar a retenção de informações para consolidar o aprendizado de longo prazo e obter resultados consistentes. T (Temporal): Iniciar o método nesta semana e mantê-lo durante os próximos 3 meses. Meta 2: Reduzir a dependência de cramming
S (Específica): Planejar revisões antecipadas para evitar estudar intensivamente na véspera de provas ou projetos importantes. M (Mensurável): Reduzir sessões de cramming para no máximo 10% do tempo total de estudo em até 1 mês. A (Alcançável): Utilizar ferramentas como calendários e alarmes para lembrar das revisões programadas. R (Relevante): Melhorar o equilíbrio entre aprendizado e bem-estar, evitando fadiga mental antes de avaliações. T (Temporal): Revisar a eficácia dessa mudança em 2 meses.
Meta 3: Aplicar técnicas de recuperação ativa para melhorar a retenção S (Específica): Implementar o uso de flashcards e autoavaliações durante as revisões para testar a recuperação ativa. M (Mensurável): Realizar pelo menos 2 práticas de recuperação por tópico estudado em cada semana. A (Alcançável): Usar 20 minutos no início e no final de cada sessão de estudo para práticas de recuperação ativa. R (Relevante): Aumentar a eficácia do aprendizado, garantindo maior retenção do conteúdo ao longo do tempo. T (Temporal): Avaliar o progresso no final de cada mês e ajustar as práticas, se necessário. Essas metas SMART ajudam a estruturar o aprendizado de forma prática e sustentável, garantindo melhorias contínuas na retenção de conhecimento.