Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Contrato Social

Ouvi uma vez que no Manifesto há uma espécie de "contrato social", estabelece-se com o cliente (que pode ser uma área dentro da empresa com outra área dentro da mesmo empresa, uma trabalhando de forma ágil e a outra não) combinados... do tipo "é assim que trabalhamos". Espera-se receber o aceite da outra parte. Após a leitura do manifesto e dos princípios não consegui identificar isso. Alguém me ajuda?

3 respostas
solução!

Caro Leandro,

O Contrato social no "mundo" ágil, nada mais é do que uma forma de comunicar as regras, diretrizes e entendimentos prévios da equipe envolvida no projeto (inclusive líderes, executivos e terceiros externos a organização) de como e qual será a estratégia e tática usadas para execução do projeto.

Lembro que este contrato precisa ficar visível para todas às pessoas envolvidas durante toda a execução do projeto. Desta forma, ele na grande maioria dos projetos é escrito num mural localizado onde a equipe do projeto fica situada.

Além do alinhamento da comunicação e regras do projeto, o referido contrato gera outros benefícios, tais como:

  • Nivela responsabilidades e ajuda a manter o foco das equipes

  • Ajuda na criação de um ambiente amistoso e produtivo, sendo usado inclusive para ajudar na moderação de eventuais conflitos que ocorram ao longo do projeto.

  • Transmite segurança para a equipe operacional do projeto de que, o que elas estão fazendo está com o respaldo dos líderes e executivos do projeto.

Qualquer dúvida adicional fique à vontade em postar.

Bons estudos!

Fernando, muito obrigado! Pra fechar, seria ótimo ter um exemplo. Você tem um exemplo de contrato, painel, mesmo que só o texto? Muito obrigado!

Caro Leandro,

Segue um link de um vídeo de um curso que temos na plataforma chamado "Agile na prática" onde é apresentado alguns modelos de contrato social (que lá também foi chamado de contrato de time).

Vídeo de um curso de práticas ágeis comentando e demonstrando exemplo de contrato social

Se tiver a oportunidade sugiro você fazer este curso integralmente, pois te auxiliará bastante a visualizar aspectos da abordagem ágil na prática.

Fora isso, aproveito para sugerir uma consulta a este modelo de contrato social, bem interessante que um time que atua como um Squad de jovens talentos "Scubas de Conteúdos" da Alura fez num formato de manifesto.

Este manifesto que eles fizeram foi inspirado no manifesto ágil, para assumirem regras e compromissos durante o ciclo de treinamentos e engajamento na aprendizagem coletiva e individuais deles. Contrato Social - Squad Raízes criado por um time de jovens talentos "Scubas" da Alura

Sucesso!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software