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Contrato de Apoio

Prof. Frederico Aranha,

Primeiramente gostaria de parabenizá-lo pelo treinamento da ITIL e pela sua didática com os temas abordados.

Pergunta: Na fase do Desenho de Serviço, mais precisamente no ponto referente aos Contratos de Apoio (CA), um exemplo prático poderia ser quando um depto. de TI contrata uma outra empresa, por exemplo, para executar as tarefas de "Help-Desk"? Ou seja, uma atividade que a princípio seria de competência interna do depto. de TI e que foi "Terceirizada"?

Muito Obrigado.

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Oi Vitor, Tudo depende da perspectiva.

De forma geral a empresa vai ter um OLA para o help desk - por exemplo, o tempo médio de atendimento, a disponibilidade de serviços e etc. OLA é para provedor interno, ok?

Se o time de TI precisar contratar alguém para fazer o serviço, aí ao invés de exisitr um OLA vai existir um SLA.

O SLA será o acordo de nível de serviço do provedor externo para com a empresa.

No exemplo que você citou, só seria UC, ou CA, caso aquele serviço não fosse principal. Se o serviço contratado apoiasse a área de TI no seu OLA.

Entendeu?

O CA vai servir quando um fornecedor prestar um tipo de serviço que não seja principal nem seja diretamente por si só um SLA ou OLA.

Abraços,

FA

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