1
resposta

Contrato ágil

Como foi colocado que o cliente deseja um produto de alta qualidade, mas olhando para o orçamento e prazo do projeto, e dependendo da cultura dessa empresa, seria possível propor a celebração de um contrato ágil, prevendo cláusulas de cancelamento de entregas, após um número mínimo de interações que cubram o valor de mobilização do contrato, com incidência de multa contratual sobre o saldo restante, bem como a inserção da possibilidade de substituição de funcionalidades inicialmente previstas por outras que tenham o mesmo esforço e complexidade, mas que agregem maior valor ao negócio da empresa, mediante prévio acordo entre as partes.

1 resposta

Olá, Gustavo. Tudo bem?

Obrigado por compartilhar suas reflexões e aprendizados aqui com a gente.

Ótima análise sobre a adaptação de um contrato ágil às necessidades do cliente e à cultura da empresa. A flexibilidade proposta para substituição de funcionalidades e a cláusula de cancelamento são interessantes e podem realmente agregar valor ao projeto, desde que ambas as partes estejam de acordo com essas condições.

Dica: Ao propor esse tipo de contrato, é importante garantir que todas as partes estejam bem alinhadas quanto às expectativas e ao escopo das entregas. Uma boa comunicação e documentação das mudanças feitas ao longo do processo são fundamentais para evitar conflitos.

Conte com o apoio do Fórum. Abraços e bons estudos.