Solucionado (ver solução)

Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

Solucionado
(ver solução)
12
respostas

Continuo com problemas no deploy do argentum-web

Boa tarde. Há uma semana abri um tópico reportando um erro no mvn package do projeto argentum-web, que ora funciona e ora não funciona, e quando não funciona é porque dá um erro referente à versão do plugin surefire. Enfim, hoje o problema é outro:

O package funcionou, mas quando eu abro a url no navegador, dá o erro 500:

HTTP Status 500 – Internal Server Error
Type Exception Report

Message Não é possível criar instância para·a classe: br.com.caelum.argentum.bean.ArgentumBean.

Description The server encountered an unexpected condition that prevented it from fulfilling the request.

Exception

javax.servlet.ServletException: Não é possível criar instância para·a classe: br.com.caelum.argentum.bean.ArgentumBean.
    javax.faces.webapp.FacesServlet.service(FacesServlet.java:659)
    org.apache.tomcat.websocket.server.WsFilter.doFilter(WsFilter.java:53)
Root Cause

com.sun.faces.mgbean.ManagedBeanCreationException: Não é possível criar instância para·a classe: br.com.caelum.argentum.bean.ArgentumBean.

Eu não estou conseguindo continuar o curso, preciso de ajuda.

12 respostas

Complementando: Versão do Java:

openjdk version "1.8.0_181"
OpenJDK Runtime Environment (build 1.8.0_181-b15)
OpenJDK 64-Bit Server VM (build 25.181-b15, mixed mode)

Log do Tomcat: https://gist.github.com/leandroramos/c65f32cadf2735cbc78f921292542669

Mais um complemento: Tem uma issue no github do projeto argentum-web que deve ter relação com meu problema. https://github.com/alura-cursos/argentum-web/issues/19

A aplicação está funcionando?

Depois de mais uma tentativa, o package falhou novamente - isso parece aleatório, como eu disse acima. Uma hora funciona, outra hora dá erro com a versão do surefire. Apaguei tudo, fiz o clone novamente e retornou, novamente, o erro:

[INFO] ------------------------------------------------------------------------
[INFO] BUILD FAILURE
[INFO] Total time: 8.067 s
[INFO] Finished at: 2018-11-04T14:38:47-02:00
[INFO] Final Memory: 24M/216M
[ERROR] Failed to execute goal org.apache.maven.plugins:maven-surefire-plugin:2.12.4:test (default-test) on project argentum-web: Execution default-test of goal org.apache.maven.plugins:maven-surefire-plugin:2.12.4:test failed: The forked VM terminated without saying properly goodbye. VM crash or System.exit called ? -> [Help 1]
[ERROR] 
[ERROR] To see the full stack trace of the errors, re-run Maven with the -e switch.
[ERROR] Re-run Maven using the -X switch to enable full debug logging.
[ERROR] 
[ERROR] For more information about the errors and possible solutions, please read the following articles:
[ERROR] [Help 1] http://cwiki.apache.org/confluence/display/MAVEN/PluginExecutionException

O webservice tá fora do ar. Tenta entrar em contato com o suporte técnico da alura pelo link http://suporte.alura.com.br/

Oi Pessoal,

o webservice voltou!

http://argentumws.caelum.com.br/negociacoes

Obrigado por relatar, Nico

Boa tarde. Não adiantou muito, já que a aplicação nem roda. O mvn package sempre dá o mesmo erro. Já faz tempo que estou pedindo ajuda nisso, até no suporte.

Oi Leandro,

se o mvn package dá erro há um outro motivo, pois o maven não acessa o serviço.

eu acabei de testar aqui (mvn package e deploy com java8 e tomcat7), no meu ambiente funcionou.

Qual é o erro que maven dá?

abs

Oi, Nico. Estou usando o Java8 (OpenJDK) e Tomcat8 - Se tiver que usar o Tomcat 7 eu prefiro subir alguma outra aplicação pq nem é o foco do curso (eu acho). O erro é o seguinte:

-------------------------------------------------------
 T E S T S
-------------------------------------------------------
Erro: Não foi possível localizar nem carregar a classe principal org.apache.maven.surefire.booter.ForkedBooter

Results :

Tests run: 0, Failures: 0, Errors: 0, Skipped: 0

[INFO] BUILD FAILURE
[INFO] Total time: 11.460 s
[INFO] Finished at: 2018-11-08T17:05:18-02:00
[INFO] Final Memory: 14M/181M
[ERROR] Failed to execute goal org.apache.maven.plugins:maven-surefire-plugin:2.17:test (default-test) on project argentum-web: Execution default-test of goal org.apache.maven.plugins:maven-surefire-plugin:2.17:test failed: The forked VM terminated without properly saying goodbye. VM crash or System.exit called?
[ERROR] Command was /bin/sh -c cd /home/leandro/projetos/cursos/alura/integracao/argentum-web && /usr/lib/jvm/java-8-openjdk-amd64/jre/bin/java -javaagent:/home/leandro/.m2/repository/org/jacoco/org.jacoco.agent/0.7.6.201602180812/org.jacoco.agent-0.7.6.201602180812-runtime.jar=destfile=/home/leandro/projetos/cursos/alura/integracao/argentum-web/target/jacoco.exec -jar /home/leandro/projetos/cursos/alura/integracao/argentum-web/target/surefire/surefirebooter6823602502998088081.jar /home/leandro/projetos/cursos/alura/integracao/argentum-web/target/surefire/surefire6895561992286943461tmp /home/leandro/projetos/cursos/alura/integracao/argentum-web/target/surefire/surefire_05542545027181775654tmp
[ERROR] -> [Help 1]
[ERROR] 
[ERROR] To see the full stack trace of the errors, re-run Maven with the -e switch.
[ERROR] Re-run Maven using the -X switch to enable full debug logging.
[ERROR] 
[ERROR] For more information about the errors and possible solutions, please read the following articles:
[ERROR] [Help 1] http://cwiki.apache.org/confluence/display/MAVEN/PluginExecutionException

Obrigado.

solução!

Oi Leandro,

Esse erro que esta aparecendo para você: Não foi possível localizar nem carregar a classe principal org.apache.maven.surefire.booter.ForkedBooter

É um bug no OpenJDK versão 1.8.0_181, que é exatamente a versão do seu Java.

Atualize o java do seu computador e veja se resolve.

Fonte: https://bugs.debian.org/cgi-bin/bugreport.cgi?bug=911925

Muito obrigado, Rodrigo. No Debian, pelos pacotes do repositório, eu poderia fazer upgrade para as versões 9 e 10. Mas baixei a mesma versão, porém, fiz um downgrade para um build anterior, como sugeriram no link que você mandou. Funcionou.

Muito obrigado :) valeu mesmo! Eu jamais tinha imaginado que poderia ser isso.

Oi Leandro,

Que bom que resolveu :)

Esses bugs são bizarros, porque a gente fica quebrando a cabeça achando que é alguma coisa do maven, mas na verdade é outra coisa que não tem nada a ver e não está tão óbvio de descobrir :D

Bons estudos!

Fiquei com ciúmes aqui pq o serviço realmente estava fora do ar e eu resolvi

Mas importante eh que resolvemos! Vlw Rodrigo