Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
6
respostas

Contextos Delimitados

Fala mestre, beleza?

Eu entendi a idéia dos contextos delimitados, por exemplo, ter um contexto para o acadêmico e outro para o financeiro, etc o que achei um pouco estranho foi o exemplo dado. Você modelou os selos com um cpf e o nome do selo, normalmente um selo teria apenas seu nome e então eu adicionaria os selos na entidade de estudante, sendo o estudante um aggregate root para os selos, além dos telefones.

Gostaria de saber se estou certo e vc modelou da forma que está na aula somente para poder explicar os contextos ou se realmente faz sentido a forma como você modelou por ser um contexto delimitado e eu estou seguindo uma linha diferente de pensamento.

6 respostas

Nesse caso o contexto de gamificação é simples demais pra gente separar, então eu também o manteria direto no Aluno, mas num cenário de gamificação real, onde teríamos complexidade de geração de pontos e tudo mais, eu teria esse contexto separado e provavelmente existiriam outras entidades além de um simples Selo.

Então mestre,

Aí está por que ficou difícil um pouco a compreensão (para mim) dos contextos delimitados através por gamificação. Não consegui enxergar, mesmo que fosse uma aplicação real, a entidade chave desse contexto. De todas formas que consigo imaginar esse contexto a minha entidade chave continuaria sendo o aluno, pois nele teríamos os selos, pontuação, etc.. Teria problema o aluno ser a entidade chave desses dois contextos?

Fiquei imaginando em outros exemplos, por exemplo, imaginei o Fórum como um outro contexto e nele teríamos uma outra entidade chave bem clara que é uma "discussão" que conteria todas as postagens(pergunta e respostas), tags e outras informações.

Pensei com mais calma sobre essas questões, acho que a resposta está naquele ponto que a gamificação não precisa saber tudo sobre o aluno. Então não faz sentido eu ter aluno como entidade chave, mas eu precisaria modelar uma outra entidade chave que me informe qual aluno representa o "jogador" e agregrasse os selos, pontuação, etc.

solução!

Acho que a resposta está naquele ponto que a gamificação não precisa saber tudo sobre o aluno

Exatamente. No contexto de gamificação nós vamos ter o mínimo de informação necessária apenas para que os 2 contextos se comuniquem, mas sem conhecer a implementação um do outro.

Mas eu precisaria modelar uma outra entidade chave que me informe qual aluno representa o "jogador" e agregasse os selos, pontuação, etc.

Perfeito! Hoje mesmo eu gravei um curso conceitual e o exemplo que usei foi exatamente a entidade Jogador, que teria os dados necessários da pessoa que possui pontos, selos, etc. :-D

Show de bola!

Show de bola!