Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Contexto dos iteradores

Prezado (a), Boa noite!

Eu tenho uma dúvida em relação aos iteradores. Suponhamos que você tem uma tabela que tem o estoque por categoria e produto de um açougue, as categorias seriam Boi, Porco, Frango e Peixe, Uma coluna tem o nome da carne (Patinho, Picanha, Copo lombo...), outra coluna tem a categoria, outra coluna com o número de quilos disponíveis e uma coluna dizendo a cidade do estoque. Temos também outra tabela com os pedidos dos clientes pelo nome das carnes, sua categoria, quantidade em quilos requisitada e a cidade do pedido . Se eu crio uma medida SUMX para calcular o estoque total por cidade e depois crio uma coluna calculada na tabela de pedidos entitulada Estoque Cidade X, esse estoque vai vim filtrado pelo nome da carne ou pela categoria da carne ? E como eu faria para trazer na tabela de pedidos o estoque por categoria ?

1 resposta
solução!

Olá, Thiago! Tudo bem com você?

Peço desculpa pela demora em responder o seu tópico.

Quando você cria uma medida usando a função SUMX para calcular o estoque total por cidade, ela irá considerar todas as linhas da tabela que você especificou, sem aplicar nenhum filtro adicional. Então, se você não especificou um filtro para uma determinada carne ou categoria, a medida irá somar todos os quilos disponíveis para todas as carnes e categorias na cidade especificada.

Agora, quando você cria uma coluna calculada na tabela de pedidos com o nome "Estoque Cidade X", o valor dessa coluna para cada linha será determinado pelo contexto de linha atual. Ou seja, se você usou a medida que criou anteriormente (a que calcula o estoque total por cidade) na definição dessa coluna calculada, o valor retornado será o estoque total para a cidade na linha atual, independentemente do nome ou categoria da carne na linha atual.

Se você quer trazer na tabela de pedidos o estoque por categoria, você pode criar uma nova medida que calcula o estoque total por categoria e cidade. Para isso, você pode usar a função CALCULATE junto com a função SUMX. A função CALCULATE permite que você modifique o contexto de avaliação da medida, aplicando filtros adicionais.

Aqui está um exemplo de como você pode definir essa medida:

Estoque por Categoria = 
CALCULATE(
    SUMX('TabelaEstoque', 'TabelaEstoque'[Quilos]),
    ALLEXCEPT('TabelaEstoque', 'TabelaEstoque'[Categoria], 'TabelaEstoque'[Cidade])
)

Nesse exemplo, a função CALCULATE está modificando o contexto de avaliação da medida para considerar apenas as linhas da tabela de estoque que têm a mesma categoria e cidade que a linha atual da tabela de pedidos. A função ALLEXCEPT está sendo usada para remover todos os filtros da tabela de estoque, exceto os filtros para a categoria e a cidade.

Depois de criar essa medida, você pode usá-la na definição da coluna calculada "Estoque Cidade X" na tabela de pedidos. Assim, o valor dessa coluna para cada linha será o estoque total para a categoria e cidade na linha atual.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.