Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
5
respostas

Conteúdos

Boa tarde! Uma dúvida.... o fato de pegar conteúdo de terceiros para postar novamente em outra página, não pode dar problemas autorais ou alguma coisa do tipo? Se eu estiver falando besteira me perdoem hihihi ^^"

5 respostas

Beatriz, tudo bom?

Sim, pode. Apesar do conteúdo estar na internet não significa que ele pode ser reproduzido em outro lugar, principalmente quando a fonte não é citada. As pessoas confundem o desconhecimento do autor da obra com permissão. Muitas pessoas pegam dados e usam sem permissão, e acham que não "dá nada" pq o autor nunca vai saber. Mas quando o autor descobre é uma enorme dor de cabeça.

Os sites com mais estrutura geralmente tem alguma citação ao Copyright, quando você cria um conteúdo é sempre bom inserir as condições da Creative Commons. Isso de cara informa ao "Scraper" quais as suas condições de uso daquele dado.

É sempre bom citar dados públicos. Esses, apesar de muitas vezes dificultarem nosso acesso a ele, você pode usar sem maiores problemas.

https://br.creativecommons.org/

Pois é, achei estranho essa parte no curso de curadoria de conteúdo, por isso vim ao fórum questionar. Imaginei que poderia ter problemas pegar conteúdos e "repostar" para alavancar uma página.

No mundo da internet tem até o termo "kibada", quando se copia um conteúdo ou refaz um conteúdo e não dá os créditos. Como a internet é vasta muitas vezes não se consegue descobrir essa cópia, ao mesmo tempo, a tecnologia permite buscar cópias de conteúdo. Principalmente textos.

https://www.dicionarioinformal.com.br/kibando/

Obrigada Ronald! =D

solução!

Beatriz, tudo bem? Caso isso tenha resolvido o seu problema, por favor, marcar como solução. Assim a questão sai da lista de questões sem solução da Alura e facilita a busca por quem tiver o mesmo problema.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software