1
resposta

Conteúdo duplicado - como o Google vai saber qual é o original?

Supondo que tenho um artigo na internet no meu blog. E ele foi replicado em outros sites. Como o Google vai saber qual o conteúdo original, o do meu blog, e atribuir a mim a autoridade?

Outra situação, vc trabalha numa firma com vários sites e seu chefe pede que o mesmo texto seja publicado em 5 sites. O que fazer? O Google só vai deixar como relevante 1 dos 5 sites ou todos os sites perdem a relevância?

Se for este segundo princípio, então, no caso do artigo replicado, ele próprio terá perdido relevância, não?

1 resposta

O google não revela exatamente como faz essa detecção. E isso por um bom motivo: se revelasse, as pessoas mal intencionadas tentariam burlar essa detecção. Acho que voce deve considerar que ele sabe sim que você é a original por ter sido a primeira a ser indexada com aquele texto.

Um chefe que pede para colocar o mesmo texto em vários veículos tem de saber que está correndo risco. O google diz até que pode te banir se for feito de maneira sistemática: https://support.google.com/webmasters/answer/66359?hl=en

Se você colocar referências de links para o conteúdo inicial, ou usar o sistema de urls canônicas, isso é aceitável. Ou se ainda falar para o google não indexar aquela parte.