Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Conteúdo dinamico no menu

Olá professor fiz esta aula, porém gostaria de saber como colocar o dados dinamicamente no menu. Por exemplo: Os dados de foto, nome e email eu trago de uma API do seguinte endereço através do método get (ex: localhost/profile/totem), por sua vez este end Point me fornece um objeto json no formato abaixo:

{ "id" : "12", "nome" : "cliente", "email" : "cliente@cliente.com.br", "foto" : "https://repostitoride foto.com.br/fotouser.png" }

Criei uma classe service que se chama UsuarioService e possui o método showTotem() que utiliza o endPoint citado acima. Beleza, até ai tudo bem, o problema se da em saber onde irei utilizar o método showTotem(), visto que diferentemente de uma página qualquer onde tenho o arquivo.ts referente a ela, eu estou trabalhando somente com o componente menu. No menu eu não sei onde utilizar o método criado consumir o endpoint da API.

Exemplificando: Ser fosse uma página comum eu poderia utilizar o evento ionViewDidLoad() e dentro dele colocar o método showTotem() para utilizar os dados dentro da página. Mas como eu estou utilizando um menu que fica disponível na aplicação como todo onde posso implementar o método showTotem() ? Pensei no arquivo app.component.ts, mas como se refere a um arquivo que traz em si uma pré-configuração fiquei na dúvida de onde implementar o método. Se puder ajudar fico grato.

Att.

José Luiz Gonzaga

2 respostas

O método “showTotem()”, como você descreveu, deve estar no component relativo ao template definido nele. No exemplo do curso, o menu, disponível para toda a aplicação, estava em “app.html”, template definido em “app.component”. Assim, é nesse component que deve ser definido tal método público para que seja acessível no respectivo template.

solução!

Alô, meus alunos! Como vão?

José, nessa aula eu crio a funcionalidade de login. Vc verá que no momento que o usuário faz o login eu já armazeno no serviço o usuário logado e crio um método chamado obtemUsuarioLogado() no serviço para que seja possível recuperar esse usuário que está logado em qualquer parte da aplicação. E, nessa outra aula eu resolvo justamente esse problema que vc citou! Dá uma olhada lá na solução que eu fiz e me diga o que acha!

E aí, estão curtindo o curso de Ionic 3? Espero que sim e que estejam extraindo o máximo de conhecimento dele!

Grande abraço e bons estudos, meus alunos!