3
respostas

Conteúdo

Gostei muito do template, eu utilizava o mapa da empatia em meus treinamentos e aulas, mas demandava mais tempo de explicação para chegar no mesmo objetivo da protopersona.

Muito bom! Dúvida: Qual autor da protopersona? Pergunto pois vou começar utilizar e quero fazer os devidos créditos.

Grande abraço

3 respostas

Olá, Sérgio! Tudo bem? Espero que esteja bem!!

Quanto à sua dúvida sobre a autoria da protopersona, é importante mencionar que a protopersona é uma ferramenta utilizada no campo de UX Design para representar um perfil fictício de pessoa usuária. Diferente da persona, a protopersona não é baseada em dados reais, mas sim em suposições e hipóteses. Dessa maneira, não existe autoria específica da protopersona, pois ela é uma adaptação e evolução da técnica da persona, certo?

Se surgir outra dúvida, estou à disposição para ajudar.

Grande abraço e até mais!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Olá prof. Yamin,

Muito obrigado!

Não me expressei bem, quis dizer em relação a quem criou / cunhou o termo... Ou seja, qual autor citar quando eu mencionar o conceito de protopersona.

Grande abraço

Olá, Sérgio!

Não há somente uma autoria específica a ser creditada, mas é comum se creditar a Lane Halley, designer de experiência da pessoa usuária e consultora de produtos digitais. Embora o termo "proto-persona" seja frequentemente associado a Halley, é importante ressaltar que a técnica em si é uma evolução das práticas anteriores de criação de personas, que são representações fictícias de usuários com características demográficas, comportamentais e psicológicas específicas, ok? Além de Lane, há muitas pesquisas de Adele Revella referente a Buyer persona.

Qualquer dúvida estou aqui!

Abraços!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!