1
resposta

Contatos importados podem voltar se adicionados em mailings diferentes mesmo depois de terem se descadastrado?

Vamos supor que você tenha importado um mailing com o nome Banana. Todos os contatos dele foram importados com sucesso para o MailChimp. Depois de alguns meses, você recebe um novo mailing (Morango) que deve ser incorporado a esta lista do MailChimp, mas percebe que muitos dos contatos existentes no mailing Morango, já existiam no mailing Banana e pior, muitos daqueles contatos já pediram para se descadastrar. O Mailchimp entende isso ou ele vai importar todos os e-mails do mailing Morango sem discriminação?

Fiquei com dúvida porque ao final do terceiro vídeo da aula 06 há a informação "Depois que um usuário deu o unsubscribed, mesmo que a pessoa queira voltar para a nossa lista, ela não conseguirá retornar."

Abraços e obrigada!

1 resposta

Olá Paula!

É isso mesmo que você entendeu na aula: Ao importar contatos em um Lista (Audience) existente, o Mailchimp NÃO duplica contatos que já estão nela e nem os e-mails que pediram descadastramento (unsubscribe) ou e-mails inexistentes (hard bounce).

Um contato que pediu descadastramento precisaria se cadastrar novamente via site, email, conteúdo etc, ou seja, ele precisaria pedir sozinho novamente, você como administrador não irá conseguir adicioná-lo na lista.

Agora, se você fizer a importação para uma nova lista, os contatos entram como se fossem contatos diferentes, sendo que você pode ter na lista Banana o e-mail pedro@banana.com e na lista Morango o mesmo contato pedro@banana.com: o Mailchimp nesse caso irá entender esses dois como pessoas diferentes.

Se precisar, por alguma razão, fazer isso, precisa estar ciente que isso pode aumentar o preço do plano. Para verificar se você possui contatos duplicados em Listas diferentes na sua conta, você pode criar uma Audiência (lista) mestre e verificar se tem contatos duplicados.

Basicamente, a criação de uma Audiência mestre é composta por 4 passos: 1) fazer backup de seus contatos exportando todas as listas que possui para um arquivo CSV, 2) escolher uma audiência para convertê-la em Lista mestre - é aqui onde você irá combinar todas as Listas - e clicando em Manage contacts e depois Create groups. 3) Você irá combinar as suas Listas e 4) deletar as Listas que existiam anteriormente e que você colocou na sua Lista mestre e fez o back-up.

Aqui está o manual de como fazer a Master Audience, caso o inglês não for problema: https://mailchimp.com/help/combine-audiences-master-audience-uses-groups/ (o Mailchimp não possui suporte em português)

E isso mesmo vale também para os contatos que pediram descadastramento. O contato deles poderá ser inserido em uma lista diferente do que a lista em que se descadastrou. Mas, isso não é considerado uma boa prática de email marketing.

E ainda, se você possui várias Listas e esse contato pediu descadastramento, ele entendeu que se descadastrou de toda comunicação da sua empresa. Só que, se o contato dele está em outra(s) Lista(s), ele continua recebendo os emails dessa(s) Lista(s). Por isso, é uma boa prática criar a Lista mestre (Master Audience) e usar tags para gerenciar os contatos, vendo se tem duplicados ou contatos que pediram descadastramento de uma das Listas.

Consegui te ajudar, Paula?

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software