1
resposta

Contato com o cliente

Olá!

Caso seja necessário elaborar uma proposta para o cliente qual é o correto a se fazer? O briefing ele deve ser apresentado já para início do projeto, correto? Mas, antes disso quando o cliente ainda tem interesse em saber sobre valores, prazos, o que será entregue, etc; tem alguma amostra de proposta?

Desde já agradeço!

1 resposta

Olá, Kesia

Tudo bem?

Sim, o ideal é sempre fechar o briefing antes de se começar o trabalho, de fato. Nem sempre o cliente vai ter esse documento pronto, então recomendo que você faça a redação de uma proposta de trabalho. Como você antecipou corretamente, nela deve haver algumas informações fundamentais:

• Escopo do projeto: tudo o que será feito. Por exemplo, se for um logo, especifique que será feito um logo e não um logo, mais um cartão de visita, um template para redes sociais e um papel carta. Se houver interesse do cliente em criar estas outras peças, elas deverão ser listadas e precificadas de acordo.
  • Prazos. Não apenas para a sua entrega, mas também para o feedback do cliente. Com isso, você minimiza as possibilidades de um projeto se arrastar por meses ou que sejam pedidas inúmeras alterações.
  • Como o projeto será entregue. Serão apenas arquivos ou você será responsável pela produção (para artes impressas)?
  • Valor cobrado e forma de pagamento. É prática comum que metade do montante seja pago no ato do início do projeto. Indique a sua preferência nesse espaço.

Por fim, importante lembrar que este documento é uma ferramenta para garantir que a sua relação com o cliente seja a mais transparente possível. Com ela, há um alinhamento para ambos (cliente e designer) sobre o que é o projeto. É comum as pessoas que não fazem parte do universo do design não conhecerem a terminologia técnica e se expressarem sem muita clareza ou de maneira equivocada, o que pode gerar ruídos na comunicação (como o cliente achar que ao fazer um logo você faz também um cartão de visitas). Com uma proposta de trabalho, fica mais fácil de todos entenderem o que será construído objetivamente. Acredito que essa minha proposta (ocultei dados referentes ao cliente) vai te ajudar a enxergar o documento mais claramente.

Na esteira dessa fase anteprojetual, vem o briefing, explicando mais nitidamente o que deve ser feito, preferencialmente com uma descrição conceitual do projeto e com referências de caminhos que devem ou não ser seguidos. Mais uma vez, você, enquanto designer, também pode elaborá-lo. Infelizmente, eu não tenho nenhum modelo meu para compartilhar.

Espero ter ajudado!

Abraços