2
respostas

Container solicitando a criação de um novo container

Suponhamos que eu tenha um site que venda wordpress, para melhor atender meus clientes cada wordpress é instalado em um novo container num cluster (swarm ou k8s).

Então minha aplicação principal, ao receber uma nova solicitação, deve criar um container, poder remove-lo e etc.

Isso é possivel? Quais ferramentas são usadas? Qual o desing Pattern pra esse tipo de problema?

Acredito ser algo parecido ao que é usado nos serviços de nuvem, no qual via uma interface são alocadas novos container, ou plausivel de ser usado quando algo acontece e é necessario rodar um container de tarefa especifica, que para melhor otimização é gerado outro container para realizar a tarefa

2 respostas

Estava assistindo um outro curso e vi mapearem o /var/run/docker.sock para dentro do container, após uma pesquisada esse é a api que o docker usa para subir containers, assim o docker rodado dentro vai acabar refletindo na maquina host

Entretanto manten-se a pergunta: Esse é o melhor metodo? É seguro? Qual o melhor padrão para fazer isso?

Oi Guilherme, o Swarm ou k8s já fazem isso de forma automática para você com as opções de auto-scaling se não me engano, então você não precisa fazer nada manualmente para ter esse tipo de comportamento. Até onde sei, não tem nenhum nome de pattern específico para isso não.