1
resposta

Contagem veículos e clientes

Pessoal bom dia!

Tenho uma situação, em que preciso saber a quantidade de veículo e volume de veículos carregado em cada cliente. Porem as vezes 1 veiculo carrega 5 CRTs, nao relatório fincando 5 linhas(CRTs diferentes). Cada CRT é um exportador/Cliente.

Preciso criar uma medida, para saber a quantidade de veiculo e volume de veículos carregado em cada cliente, notar que a mesma placa carrega em lugares diferentes.

Segue exemplo:

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade VEICULO CRT CLIENTE Desde já agradeço pela ajuda.

1 resposta

Oi, Luciano, tudo bem?

Para resolver sua questão, você pode utilizar uma combinação de funções em uma ferramenta como o Excel ou o Power BI para contar a quantidade de veículos e o volume de veículos carregado por cliente. Vou te dar um exemplo de como você pode fazer isso no Excel, mas a lógica é semelhante no Power BI com as medidas DAX.

No Excel, você pode criar duas colunas adicionais para ajudar na contagem:

  • Contagem de Veículos por Cliente: Utilize a função CONT.SE para contar quantas vezes um veículo aparece para cada cliente. A fórmula ficaria algo assim:

    =CONT.SE($C$2:$C$9; C2; $A$2:$A$9; A2)
    

    Isso vai contar quantas vezes o veículo da linha atual aparece para o cliente da linha atual.

  • Volume de Veículos por Cliente: Se cada CRT representa um volume de veículo, você pode simplesmente contar quantos CRTs únicos existem para cada cliente. Para isso, você pode usar uma combinação das funções SE, CONT.SE e SOMASE:

    =SE(CONT.SE($C$2:$C$9; C2; $A$2:$A$9; A2)=1; 1; 1/SOMASE($A$2:$A$9; A2; $C$2:$C$9; C2))
    

    Essa fórmula verifica se é a única ocorrência do veículo para o cliente. Se for, conta como 1. Se não, divide 1 pelo número total de ocorrências do veículo para aquele cliente.

Após aplicar essas fórmulas em todas as linhas, você pode usar uma Tabela Dinâmica para agregar os dados por cliente e somar as colunas de contagem de veículos e volume de veículos.

Todavia, vale ressaltar que como não tenho acesso ao cenário completo do projeto, outros testes terão de ser feitos a fim de obter o resultado esperado, mas espero que esta resposta seja um bom ponto de partida para a resolução do seu problema.

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software