1
resposta

Contagem Regressiva

segundos = 11

while segundos > 1:
    segundos -= 1
    if segundos %2 ==0:
        print(f' Faltam apenas {segundos} segundos - Não perca essa oportunidade')
    else:
        print(f' A contagem continua: {segundos} segundos restantes')

print(f'Aproveite a promoção agora!')

Ainda estou em dúvidas quando usar o FOR e quando usar o WHILE. E se em qualquer situação que usar um posso substituir pelo outr? mas claro, fazendo algumas alterações no codigo?

Garanta sua matrícula hoje e ganhe + 2 meses grátis

Continue sua jornada tech com ainda mais tempo para aprender e evoluir

Quero aproveitar agora
1 resposta

Oi Clea! Tudo bem?

O laço for é geralmente usado quando você sabe de antemão quantas vezes o bloco de código precisa ser executado. É ideal para iterar sobre sequências como listas, tuplas, strings ou intervalos de números. Por exemplo, se você quer contar de 10 até 1, o for é uma boa escolha porque você sabe exatamente quantas iterações serão feitas.

Por outro lado, o while é mais adequado quando você não sabe quantas vezes o laço precisará ser executado, mas tem uma condição que determina quando parar. É útil para situações em que o número de iterações depende de algo que acontece dentro do laço.

No seu exemplo, você usou um while para fazer uma contagem regressiva. No entanto, como você sabe que a contagem vai de 10 a 1, um for poderia ser mais apropriado. Veja como ficaria:

for segundos in range(10, 0, -1):
    if segundos % 2 == 0:
        print(f'Faltam apenas {segundos} segundos - Não perca essa oportunidade')
    else:
        print(f'A contagem continua: {segundos} segundos restantes')

print('Aproveite a promoção agora!')

Neste caso, o range(10, 0, -1) cria uma sequência de números de 10 até 1, decrementando de 1 em 1, que é exatamente o que você precisa para a contagem regressiva.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.