1
resposta

Contagem Distinta

quando estou fazendo a contagem distinta na tabela dinâmica, a soma total, no campo total é diferente da soma distinta. poderia dizer o porquê?

1 resposta

Olá Daniele, tudo bem com você?

Peço desculpas pela demora em obter um retorno.

Na contagem distinta em uma tabela dinâmica, a soma total pode ser diferente da contagem distinta por causa da forma como os valores são calculados.

Quando você faz a contagem distinta, o Excel conta apenas os valores únicos em uma coluna específica. Por exemplo, se você tiver uma coluna com os nomes de pessoas e fizer a contagem distinta, o Excel irá contar apenas os nomes únicos, ignorando as repetições.

Já a soma total na tabela dinâmica considera todos os valores da coluna, inclusive as repetições. Por isso, é normal que a soma total seja maior do que a soma distinta, já que ela conta todas as ocorrências.

Por exemplo, vamos supor que você tenha uma coluna com os nomes de pessoas e faça a contagem distinta. Se houver 3 pessoas com o nome "Daniele", a contagem distinta irá considerar apenas 1 "Daniele". Já a soma total irá considerar as 3 ocorrências de "Daniele".

Espero ter ajudado. Continue mergulhando em conhecimento e não hesite em voltar ao fórum para continuar aprendendo e interagindo com a comunidade.

Em caso de dúvidas estou à disposição.

Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software