1
resposta

Contagem de profissiões que mais aparece,

Boa tarde. Fiquei com uma dúvida no método utilizado para contagem das profissões que mais aparecem. No exemplo do exercício, utilizamos um cartão, adicionamos a tabela "profissões" no campo e no filtro, realizamos uma filtragem e selecionamos manualmente a profissão "desenvolvedor" porque era a que mais aparececia. A dúvida é, ao se atualizar o banco de dados no dia a dia adicionando novas informações, digamos que outra profissão passe a aparecer mais que "desenvolvedor", o cartão ainda mostraria a profissão "desenvolvedor" porque é o filtro que definimos. Como eu poderia configurar o cartão para de fato contar as profissões e me mostrar a que aparecesse mais?

1 resposta

Oi, Amauri! Tudo bem?

Peço desculpas pelo tempo que aguardou por uma resposta.

Ótimo ponto! Para tornar o cartão da "profissão que mais aparece" dinâmico, podemos criar uma medida que calcula justamente essa informação!

Observe o código abaixo:

Profissão mais frequente = TOPN(1, VALUES(Clientes[Profissão]), CALCULATE(COUNT(Clientes[Profissão])))
  • A função VALUES(Clientes[Profissão]) retorna os valores únicos da coluna "Profissão" na tabela;
  • A função COUNT(Clientes[Profissão]) conta o número de ocorrências de cada valor na coluna "Profissão";
  • A função CALCULATE é usada para aplicar o cálculo da contagem dentro do contexto atual;
  • A função TOPN(1, ..., CALCULATE(...)) retorna o top 1 valor com base na contagem de ocorrências, classificando-os automaticamente em ordem decrescente.

A partir disso, receberemos como retorno a "profissão top 1", isto é, a profissão que aparece com maior frequência! Nesse sentido, podemos utilizar a medida "Profissão mais frequente" para criar um novo cartão. Conforme novos dados forem entrando na tabela de clientes, a profissão que mais aparece terá a chance de mudar (e o cartão se adaptará a tal mudança).

Espero ter ajudado, Amauri! Se surgirem novas dúvidas, conte comigo.

Abraços!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!