1
resposta

Contagem Condicional

Realizei o desafio e cheguei exatamente no resultado esperado. A função de dar nome a um intervalo eu não me recordava e achei interessante a aplicação. Apesar que se fosse em um banco de dados grande, não sei até que ponto seria viável nomear cada intervalo. Talvez possa me explicar melhor a aplicação desse parâmetro.

1 resposta

Oi! Como vai?

Agradeço por compartilhar suas reflexões e aprendizados com a comunidade Alura.

Gostei do seu relato, quando você levanta a questão sobre a viabilidade de nomear intervalos em bases maiores. Sua observação faz sentido, pois em cenários com muitos dados, nomear manualmente cada intervalo pode se tornar pouco prático. Porém, o uso de intervalos nomeados é muito útil para melhorar a legibilidade das fórmulas, facilitar a manutenção e evitar erros, já que você passa a trabalhar com nomes mais intuitivos ao invés de referências como A1:B1000.

Sobre sua dúvida: em bases grandes, nomear cada intervalo manualmente realmente não é viável. Porém, isso é muito usado em cenários como:

• Relatórios menores e dashboards
  • Modelos reutilizáveis
  • Planilhas com regras de negocio bem definidas

Em bancos de dados grandes, o ideal é usar ferramentas como SQL ou Power BI, onde a organização acontece de forma mais estruturada.

Continue explorando esse tipo de recurso, pois ele ajuda bastante na organização das suas análises e no ganho de produtividade com o tempo.

Você já pensou em como isso poderia ajudar na leitura de um dashboard mais complexo?

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!