Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Contador de Filme e Series

Boa noite estou na aula 4 do curso avançado de python e me veio a ideia de criar uma função "contador" para que possa contar a qunatidade de filmes e series que tem na minha playlist... Como reu faço para que o programa possa reconhecer que determinado elemento é um FILME ou SERIE para que eu possa gerar um contador para tal.

def contador():
    cont=0
    while cont < len(playlist_fim_de_semana):
        f = 0
        s = 0
        x = 0
        if  isinstance(playlist_fim_de_semana[x],Filmes) == True:
            f+=1
            x+=1
        else:
            s+=1
            x+=1
    print(f"Na playlist tem x Filmes e y Series")

contador()

Criei essa função, mas o programa não roda ela.

1 resposta
solução!

Oi, Lucas, beleza?

Vou te ajudar a montar esse código, ok?

O primeiro passo é pensar na função. Ela utiliza uma variável externa, que seria a "playlist_fim_de_semana", por isso é importante que ela seja enviada para dentro da função, como um argumento

O segundo passo é pensar no loop: O while começa com os valores de f, s, x e cont igual a 0, mas a cada volta essas variáveis permanecem com o valor zero. Isso formou um loop infinito, e assim o código roda "pra sempre"

Para resolver isso, vamos criar um variável para cada informação: A cont vai ser para definir o número em que estamos, tanto no while quanto no if. A f vai ser para a quantidades de filmes. E a s para a quantidade de séries

No final, o código ficaria assim:

def contador(playlist_fim_de_semana):

cont = 0
    f = 0
    s = 0

while cont < len(playlist_fim_de_semana):

if  isinstance(playlist_fim_de_semana[cont],Filmes) == True:
            f += 1
            cont += 1
        else:
            s += 1
            cont += 1

print(f"Na playlist tem { f } Filmes e { s } Series")

contador(playlist_fim_de_semana)

Além disso, faltou um detalhezinho no print, onde temos que adicionar as variáveis dentro de chaves =)

Você ainda pode pensar em novas formas de ajeitar o código para deixar ele mais limpo. Espero ter ajudado

Me conta ai se deu certo!