Olá pessoal, estou cursando ciências contábeis e tenho o objetivo de me tornar um analista de dados combinando conhecimentos em tecnologia e finanças. Acham que esse é um bom caminho a se seguir?
Olá pessoal, estou cursando ciências contábeis e tenho o objetivo de me tornar um analista de dados combinando conhecimentos em tecnologia e finanças. Acham que esse é um bom caminho a se seguir?
Oi, Luis Gustavo! Tudo bem com você?
Eu acho essa combinação perfeita! A área de ciência de dados como um todo precisa muito de conhecimento estatístico e matemático. Saber aplicar seus conhecimentos em contabilidade e finanças com a ciência de dados tem tudo pra dar certo!
Além disso, seus conhecimentos em como trabalhar com dados vão te ajudar muito na sua carreira pois você vai ter habilidades que permitem automatizar, separar, classificar… Tudo que você imaginar que pode fazer com os dados, você vai fazer de maneira prática e efetiva, utilizando de algoritmos que você mesmo vai construir.
É provável que você tenha que utilizar muito do seu conhecimento em estatística e programação, algumas formações aqui da Alura podem te ajudar com isso. As linguagens mais utilizadas nesse campo é R e Python, as pessoas que seguem análise de dados variam muito entre essas duas linguagens. Como a Alura tem tem cursos sobre essa duas linguagens você tem a opção de aprender as duas!
No caso de Python, se você nunca programou nela, sugiro que inicie com Python 3 parte 1: Introdução à nova versão da linguagem depois Python 3 parte 2: Avançando na linguagem e por fim Python 3: Introdução a Orientação a objetos e depois assista a formação Python para Data Science.
Já em R você pode assistir a formação Estatística com R. A introdução de R em análise de dados inicia no curso Análise de dados: Introdução com R e depois você pode seguir para o curso Data Visualization parte 1: gráficos com uma variável e em seguida para Data Visualization parte 2: gráficos com multivariáveis.
Com esse roteiro você já vai ter uma boa base para se aprofundar nas duas e seguir com os estudos para que sua ideia maravilhosa se torne realidade!
Eu espero ter te ajudado! Se surgir outra dúvida estarei à disposição ;-)
Bons estudos!