3
respostas

Conta possui um titular x Titular possui uma conta

Hoje nunca tenho 100% de certeza qual seria a melhor forma de definir o modelo dos objetos do projeto. Na aula foi modelado que a conta possui um objeto cliente, mas eu também penso que o cliente pode possuir uma conta, ai surgi a duvida sobre o melhor a se fazer...

Um objeto conta que possui a referencia a um objeto cliente

ou um objeto cliente com a referencia a um objeto conta

Ou fazer os dois.

como eu sei que estou modelando corretamente o meu projeto?

3 respostas

Você poderia seguir a seguinte analogia: O Cliente tem uma ou mais contas; Mas uma conta (no caso do bytebank) só pode ter um cliente como o seu titular.

Ola Paulo,

Sim concordo, porem se um cliente possui uma ou mais contas devo criar um array de contas dentro da classe cliente?

Entendo que isso esta muito agregado a regra de negócio do projeto, o que eu queria saber se tem alguma técnica ou método, ou algo que me indique qual objeto deve possui o outro objeto e obter uma modelagem de objetos melhor para o projeto final =)

Isso me deixa muito em duvida algumas vezes, e quando erro não é tão simples reescrever tudo xP

Oi Allan,

A dúvida da modelagem é algo que sempre assombra quem desenvolve, o que posso dizer no momento é que a experiência irá te ensinar a melhor maneira no seu negocio.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software