Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

Consumo de memória e processamento

Sabemos que os navegadores consomem uma parte da memória ram e do processamento do nosso computador. Na verdade, me surgiu uma dúvida agora na citação do NodeJS ao lado do servidor, enquanto o JavaScript vem ao lado do navegador. Podemos trabalhar nas duas formas de uma vez. Na verdade, é claro que estou estudando pra isso. Mas indo direto ao assunto, quando eu desenvolvo para frontend, estou consumindo memória do meu PC pessoal e não do servidor? E no Backend, consumo a memória somente do servidor?

4 respostas
solução!

Exato Thiago!

As coisas executadas no backend, como o NodeJS, vão consumir recursos (memória, cpu, disco...) do servidor apenas. Se vc subir um objeto gigante na memoria, por exemplo, é a memoria do servidor que vai ser consumida.

Aí quando vc cospe o HTML/CSS/JS da página isso é enviado pro navegador, pro cliente, e processado inteiramente no cliente. Isso quer dizer que se o JavaScript da página fizer algo pesado, vai consumir memória, cpu etc do cliente.

Show! Obrigado pela resposta!

Excelente pergunta e resposta, também tive essa curiosidade ao estudar sobre protocolo HTTP e fazer uns testes com HTML/JS

Ótima pergunta e resposta, muito obrigado!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software