Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Consumo de memoria aplicação Java

Quanto de memoria mais ou menos consome uma aplicação Spring boot, usando spring data jpa e algumas libs? Tem como eu ver com um projeto que tenho o consumo de memoria que ela vai precisar antes de subir?

1 resposta
solução!

Olá Guilherme,

Sem saber a quantidade média esperada de usuários que sua aplicação vai ter, é muito incerto dizer o consumo de recursos (memória/rede/cpu) que ela vai apresentar. Isso também vai depender das tarefas que os usuários vão realizar dentro da sua aplicação... Enfim, é difícil ter uma resposta pronta.

Para ajudar nisso, eu tenho uma sugestão.

Em sua própria máquina, comece simulando uma quantidade baixa de usuários que sua aplicação vai ter utilizando um teste automatizado como o Selenium. Com a ferramenta jVisualVM, que vem junto com o JDK, acompanhe o consumo médio dos recursos da sua máquina.

Experimente aumentar um pouco a quantidade de usuários e veja em que proporção os recursos vão aumentar.

Com isso, você consegue estimar com um pouco mais de certeza qual será o consumo médio de recursos de sua aplicação com base na quantidade esperada de usuários.

Se conseguir fazer isso em uma arquitetura similar a que estiver projetada em produção, melhor. Ou seja, se em produção o servidor de aplicação for um, o de banco for outro etc., tente reproduzir isso em um ambiente de Integração.

Bom, essa é apenas uma sugestão, ok? Deve ter meios melhores, mas esse é um que eu faço quando me questionam a respeito.

Se outros colegas aqui responderem, vamos ver as suas respectivas sugestões também.

Abraços!