Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Consultar data

No meu trabalho, tive que usar o formato 'RR/MM/YYYY'. Por que será ?

3 respostas
solução!

Olá Luiz, tudo bem?

O formato de data utilizado pode depender de vários fatores, como por exemplo, se o seu Windows está em português e o seu Oracle também está em português, então ele considera esse padrão DIA/MÊS/ANO, ao menos que seja alterado, pois no Oracle é possível alterar o idioma e o formato da data utilizada:

  • Acessando o menu Ferramentas >> Preferências >> Banco de dados >> NLS

como alterar idioma de datas

Outro ponto também é o padrão de data utilizado pela sua empresa, provavelmente a sua empresa pode ter optado por este padrão de datas em específico, você poderia confirmar isso com alguém da sua empresa.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Oi, Danielle. Tudo ótimo! E você ?

Então, atualmente usamos o formato DD/MM/YYYY, mas quando se tratou de uma consulta antes da virado do século, só foi possível encontrar as datas antes do ano 2000 utilizando RR/MM/YYYY.

Isso foi o que entendi segundo a explicação que me deram.

@Danielle Oliveira, obrigado por compartilhar essa tela de configuração de formato de datas no ORACLE SQL Developer, não conhecia ainda, me ajudou demais.

Sempre apanhei para exportar os resultados no formato INSERTs, tinha que verificar todas as colunas do tipo data e converter manualmente a saída caso tivesse horário importante para a aplicação. Com essa configuração facilitou demais, o ORACLE já exporta do jeito certo.

Formato padrão: DD/MM/RR

Formato que eu costumo usar: DD/MM/YYYY HH24:MI:SS

Mais uma vez, muito obrigado.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software