Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Consulta em base com mais de 100 Milhões de Registros

Olá a todos, gostaria de uma ajuda em aprendizado. Trabalho a 5 anos com programação Backend, e recentemente fui chamado para participar de um projeto de estruturação de base com mais de 100 Milhões de registros. Porem tenho muito pouco conhecimento em base de dados tão grandes como essa, e gostaria de saber, o seguinte:

Qual curso no Alura no ajuda a Montar um arquitetura de Base de dados? Qual melhor trilha a se seguir para trabalhar com bases tão grande ou até maiores que essa? E quais os aplicativos que ajudam a montar uma base de dados consistente para agilizar as consultas?

Desde já obrigado!

2 respostas
solução!

Olá Ezequiel, tudo bem? Primeiro passo como você falou que tem pouco conhecimento sobre bancos de dados, acho que você poderia primeiro ver os cursos:

Essas cursos seriam uma boa opção para entender a parte conceitual e como montar o diagrama de banco de dados e os relacionamentos. E em seguida você pode ser a formação de SQL com Oracle Database já que o Oracle Database possui recursos de segurança e performance considerados essenciais para empresas que têm aplicações críticas e muitos dados, e também é o mais indicado para grandes empresas. Ou então a formação de SQL com Microsoft SQL Server 2017 onde é apresentado o SQL Server que também é muito utilizado por empresas de vários portes e segmentos e com um grande volume de dados.

E uma das principais partes que você precisa focar é a parte de indexes no banco de dados, porque um banco de dados com essa quantidade de registros, as consultas podem demorar muito e com os indexes você pode ter uma ganho considerável em performance.

Espero ter ajudado!

Muito Obrigado!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software