Fala Nícolas, tudo bem ?
Na minha opinião, não é correto. Além de o uso de construtores e uso de lançamentos de exceptions terem fins totalmente diferentes na linguagem (o que na minha visão já limita comparações), é preciso destacar que no caso de construtores estamos impondo condições para a instanciação de uma classe, e podemos ter diversas formas disso - podemos ter inúmeras sobrecargas de construtores com formas distintas de construir um objeto (recebendo quaisquer parâmetros), inclusive com a forma padrão, o que ainda possibilita obter a instância a partir de new Classe();
. O que difere bastante do mecanismo de check de exceeptions, que vai garantir em compilação que o desenvolvedor trate em qualquer que seja o local a exception.
O que podemos afirmar é que impor um (ou mais) construtor parametrizado, obriga o desenvolvedor a seguir um padrão na hora de instanciar um objeto dessa classe, dando erro de compilação no caso contrário, erro de compilação que também vai ser gerado se o desenvolvedor lançar uma exception do tipo checked e não tratar em algum ponto do código. São operações e usos, que podem obrigar o desenvolvedor a seguir um padrão, tendo o compilador como garantidor, mas assim como outras várias práticas, usos, operações e etc que a linguagem disponibiliza. Acho difícil comparar função de coisas tão distintas, podemos apenas afirmar que em alguns casos elas podem ter a característica em comum de obrigar uma escrita correta por parte do desenvolvedor.
Espero ter ajudado no pensamento. Abraço!