Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
5
respostas

Construir aplicação puramente HTML com javascript que consome api é viável?

Pessoal, boa noite.

Seria possível (e viável) construir uma aplicação que funcionasse inteiramente com HTML + CSS + Javascript sem nenhum framework tipo angular, vue, react etc, consumindo os dados através de uma API ?

Estou fazendo cursos de API´s REST com ASP.NET Core e este de javascript. Pretendo criar aplicações HTML usando javascript na linguagem de front end e consumindo dados da API além de submeter a ela dados que deverão ser persistidos em um banco de dados.

A pergunta é devido ao fato de ainda não saber sobre estes frameworks de front end e também por não querer trabalhar com razor pages e sim, puramente HTML.

5 respostas

Boa noite, Daniel! Como vai?

É perfeitamente possível e viável utilizar apenas HTML, CSS e JavaScript! Afinal de contas é isso que é utilizado pelo Angular, React e Vue por baixo dos panos!

Contudo, é claro que vc vai ter um pouco de trabalho extra, uma vez que esses caras existem justamente pra facilitar a vida do desenvolvedor!

Pegou a ideia? Qualquer coisa é só falar!

Grande abraço e bons estudos, meu aluno!

Bom dia, Gabriel. Muito obrigado!

Fiz esta pergunta pois tenho em mente criar algumas aplicações (algumas comerciais, outras apenas para estudo) para me aprofundar mais.

Sei que atualmente um paradigma bastante utilizado na programação é uma arquitetura de serviços no backend, no caso as api´s, e os clientes consumindo estes serviços via Rest. Os clientes podem ser dispositivos mobile, browsers, etc.

No caso da API, como mencionado na pergunta, estou estudando API REST com o Core MVC, já tenho certo conhecimento no ASP.NET MVC e agora estou estudando o core.

No caso de clientes mobile programaria em java para Android.

Mas, no caso dos browsers, estou estudando javascript básico para rever alguns conceitos. Estava estudando Angular mas no decorrer das aulas comecei a ter dificuldades no aprendizado.

Acho então que vou focar no estudo da API, terminar o curso de JavaScript e começar novamente o curso de Angular.

O fato do Angular utilizar o conceito de SPA é prejudicial na utilização do ASP.NET Core como backend?

solução!

Opa, Daniel! Tudo certo?

O fato do Angular utilizar o conceito de SPA é prejudicial na utilização do ASP.NET Core como backend?

Respondendo sua pergunta, não há problema algum quanto a isso! Seu backend pode ser em ASP.NET Core numa boa! Retorne um JSON para o front-end em Angular que vai rolar tudo ok!

Obrigado, Gabriel.

Por nada, meu aluno! Sempre que precisar de alguma ajuda é só mandar aqui no fórum da Alura!

Grande abraço e bons estudos!