Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Construção do executável

Bom dia!

Finalizei o curso e gostei bastante. Gostaria de mostrar meu progresso para outras pessoas de forma fácil, sem que haja necessidade de ter um ambiente python com o pygame instalado. Depois de pesquisar, tentei utilizar o pyinstaller e o pyg.exe para construir um executável para o jogo, mas ambos não funcionaram. Por favor, podem ajudar?

3 respostas

Olá, Wilson.

Você poderia especificar o que realmente já tentou? Quais erros apareceram? Que sistema operacional você utiliza?

Dei uma olhada no manual do pyinstaller. Não me pareceu complicado. Você terá que instalar o pacote, utilizando seguinte comando no prompt de comandos (suponho que utilize windows).

pip install pyinstaller

Depois disso, você só terá que navegar até a pasta que o seu script está e digitar o comando:

pyinstaller --onefile arquivo.py

em que "arquivo" é o nome do seu script.

Depois disso, algumas pastas e arquivos são criadas no seu diretório. O executável é pode ser encontrado dentro da pasta build.

Espero ter ajudado.

solução!

Uma alternativa pode ser usar o cx_Freeze https://cx-freeze.readthedocs.io/en/latest/

Instalar o cx_Freeze

Voce precisará instalá-lo no seu ambiente virtual do Python

python -m pip install cx_Freeze --upgrade

Criar o arquivo de setup

Depois deverá criar um arquivo setup.py dentro do diretório do seu projeto, contendo o conteúdo abaixo

import cx_Freeze
executables = [cx_Freeze.Executable("teste-pygame-1.py")]
cx_Freeze.setup(
    name="Bolinha pingando",    # Voce pode colocar outro nome para seu jogo
    options={"build_exe": {"packages": ["pygame"],
                           "include_files": [
                            # Nome do arquivo ou arquivos de imagens, sons, etc, separados por virgula
                            # Exemplo "racecar.png"
                           ]}},
    executables=executables
)

Mude o nome teste-pygame-1 para o nome do seu arquivo python do jogo

Gerar o executável

Por último você executará o build para gerar o executável

python setup.py build

O arquivo executável deverá estar dentro da pasta build\plataforma dentro do seu projeto, exemplo : build\exe.win-amd64-3.7

Bom divertimento !!!

Com cx_Freeze funcionou perfeitamente! Muito obrigado!