1
resposta

Construção de Um DW

Professor, De maneira mais comum em projetos de BI, mesmo tendo somente uma fonte de Dados, por exemplo um sistema ERP, é indicado a construção de um DW? Se sim, quais seriam os pontos positivos? Se não, quais seriam as outras melhores práticas?

1 resposta

Oii Angelo, tudo bom?

Sinto muito pela demora em retornar com suas dúvidas, vamos lá.

Sim, mesmo para um sistema ERP, é indicado a construção de um Data Warehouse em projetos de Business Intelligence. Embora o sistema ERP já contenha muitas informações importantes, o DW pode trazer vários benefícios adicionais para o projeto de BI, como:

  • Consolidação de dados: O DW pode integrar dados de diferentes sistemas e fontes, além do ERP, para criar uma visão única e consolidada da empresa.

  • Melhoria na performance: O DW é otimizado para leitura e consulta de dados, o que pode melhorar significativamente a performance em relação ao sistema transacional do ERP.

  • Histórico de dados: O DW armazena dados históricos, permitindo a análise de tendências e padrões ao longo do tempo, o que pode ser especialmente importante para o gerenciamento financeiro e de estoque.

  • Facilidade de acesso aos dados: O DW é projetado para facilitar o acesso aos dados por parte dos usuários de BI, tornando mais fácil e rápido o processo de criação de relatórios e análises.

  • Flexibilidade: O DW é projetado para ser flexível e escalável, o que significa que pode ser facilmente adaptado às necessidades de mudança do negócio.

Espero ter ajudado você. Qualquer coisa estou à disposição :)

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software