Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Construa sua rotina de estudos

Com base no teste descobri que possuo um perfil de aprendizagem fortemente analítico, estruturado e reflexivo. Isso quer dizer que aprendo melhor quando existe lógica, organização e uma sequência clara de etapas, preferindo compreender a estrutura antes de partir para a prática.

De acordo com o ChatGPT:

Seu estilo mostra baixa tolerância a métodos caóticos, improvisados ou desorganizados. Além disso, você tende a pensar antes de agir, buscar compreensão profunda e precisar de segurança intelectual antes da execução. Seu aprendizado ocorre principalmente por entendimento, associação lógica e coerência conceitual. Na prática, isso significa que você não aprende bem apenas “fazendo sem direção”, mas precisa enxergar sentido e clareza no processo. Esse padrão é extremamente comum em:

•	pessoas analíticas; 
•	programadores; 
•	engenheiros; 
•	perfis autodidatas; 
•	pessoas orientadas à precisão.

É interessante observar essa conclusão feita pelo ChatGPT porque é exatamente assim que minha mente funciona com os estudos, quando estou fazendo um curso e aprendendo algo novo preciso seguir um processo metódico de estudo, mesmo que seja breve, para poder compreender o máximo possível do conteúdo teórico antes de aplicar na prática.

Uma coisa também interessante sugerida pelo GPT, foi um método de aprendizagem para permitir mais fluidez nos meus estudos:

Método altamente recomendado para você.

Aprendizado em camadas:

Camada 1 — Entender
“o que é”
Camada 2 — Entender lógica
“como funciona”
Camada 3 — Aplicar
“como usar”
Camada 4 — Consolidar
“como explicar”

Esse método combina muito com perfis analíticos e estruturados.

Seguindo esse método em camadas desenvolvido pelo ChatGPT, um plano de estudo foi desenvolvido e segue a seguinte ordem:

Para um perfil analítico, estruturado e reflexivo, com foco em transformar teoria em prática consistente. A rotina ideal combina quatro etapas diárias:

- Estudo conceitual curto;
- Organização mental por meio de anotações e resumos;
- Prática guiada imediata;
- e revisão reflexiva.

O plano tem duração de quatro semanas, com sessões de 1h30 a 2h de segunda a sexta, projetos práticos aos sábados e revisão leve aos domingos. Nas primeiras semanas, o foco é fortalecer fundamentos e reduzir o excesso de teoria através de exercícios pequenos e estruturados. Depois, o aprendizado evolui para manipulação de dados, organização de código, consumo de APIs e criação de mini projetos reais.

O objetivo principal desse plano é aumentar a execução prática em meus estudos sem abandonar a necessidade de lógica e clareza, me ajudando a sair do ciclo de preparação excessiva e desenvolver confiança por meio da construção gradual de projetos”.

1 resposta
solução!

Olá Aristóteles.

Gostei muito da sua rotina de estudos, assim como você, eu também aprendo mais quando entendo a lógica das coisas aponto de conseguir explicar.

Talvez seja interessante para você, buscar complementar os estudos de forma autodidata, pesquisando ou até mesmo usando IA para resumir e simplicar alguns pontos chaves.
Para você conseguir dominar a lógica daquilo que está programando.

Espero ter contribuído.