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Consolidando seu conhecimento- Jogo de Adivinhação

<meta charset="UTF-8">

<input/>
<button>Compare com o meu segredo</button>

<script>
    function sorteia() {

       return Math.round(Math.random() * 10);

    }

    function sorteiaNumeros(quantidade) {

        var segredos = [];

        var numero = 1;

        while(numero <= quantidade) {

              var numeroAleatorio = sorteia();
              var achou = false;

              if (numeroAleatorio !== 0) {
                     for(var posicao = 0; posicao < segredos.length; posicao++) {

                           if(segredos[posicao] == numeroAleatorio){
                                achou = true;
                                break;
                           }

                     }

                     if (achou == false) {
                           segredos.push(numeroAleatorio);
                           numero++;
                     }
              }

        }

        return segredos;

    }

    var segredos = sorteiaNumeros(3);

    console.log(segredos);

    var input = document.querySelector("input");
    input.focus();

    function verifica() {

       var achou = false;

       for(var posicao = 0; posicao < segredos.length; posicao++) {

              if(input.value == segredos[posicao]) {

                     alert("Você ACERTOU!");
                     achou = true;
                     break;
              } 
       }

       if(achou == false) {

              alert("Você ERROU!");
       }

       input.value = "";
       input.focus();

    }

    var button = document.querySelector("button");

    button.onclick = verifica;

</script>
1 resposta

Oi, Juliana, tudo bem ?

Fico feliz que tenha conseguido realizar a atividade proposta. Também gostaria de te parabenizar pela clareza e boa indentação na escrita do seu código.

Esta atividade incorpora vários comandos interessantes como:

  • while e forpara a criação de loops de repetição;
  • if's e elses que criam condições de causa e consequência;
  • Math.random que retorna um número pseudoaleatório;
  • Math.round responsável por arredondar números decimais em valores inteiros;
  • breakque é utilizado para interromper loops de repetição.

Além de todos os comandos mencionados, ainda aprendemos como criar um botão por meio da tag HTML buttone como criar campos de controles interativos para formulários baseados na web para aceitar dados do usuário, através da tag input.

Todos esses comandos ampliam nosso conhecimento sobre o mundo da programação.

Caso se sinta confortável para compartilhar seu conhecimento ou até mesmo interagir com outros estudantes, trocar experiências e fazer networking, te convido a participar do Discord oficial da Alura de alunos e alunas:

Caso tenha dúvidas em seus estudos, estarei à disposição para te ajudar.

Abraços!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!