Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Consolidando seu conhecimento 1

Opa, tudo bom? Tentei fazer um esquema que permite o usuário escolher entre 0 e qualquer outro número que ele quiser. O usuário escolhendo um número, o sorteio do valor acontece entre eles. Além disso, acho que consegui fazer uma gambiarra nessa linha:

if(chute > numeroEntreZeroeInfinito){
        alert("Opa, o número que você escolheu não está entre 0 e " + numeroEntreZeroeInfinito);
        alert("tente novamente!");
        location.reload();

Onde o "numeroEntreZeroeInfinito" é o número que o usuário escolheu, que está entre 0 e x. Aí se o chute for maior que x, a página recarrega, voltando pro primeiro prompt.

Quem puder avaliar esse código, já deixo meu agradecimento! Aparentemente ele está funcionando, mas acho que não ficou muito funcional. Gostaria de saber no que posso melhorar (além da bagunça)

<meta charset="UTF-8">

<h2>Seja bem-vindo(a) ao<h2>
<h1><big>JOGO DA ADIVINHAÇÃO</big></h1>
<hr>

<script>

function pulaLinha() {

document.write("<br>");    
        document.write("<br>");    
    }

function mostra(frase) {

document.write(frase);
        pulaLinha();
    }

function sorteia(n) {

return Math.round(Math.random() * n);
    }

alert("Olá! Seja bem-vindo(a) ao jogo da adivinhação! Neste jogo, você precisa adivinhar em qual número estou pensando.");
    alert("Porém, todavia, contudo... Eu só posso pensar em um número entre 0 e outro número que você escolher, beleza?")

var numeroEntreZeroeInfinito = parseInt(prompt("Para começar, escolha um número entre 0 e o infinito! (e além...?)"));
    var numeroPensado = sorteia(numeroEntreZeroeInfinito);
    var chute = parseInt(prompt("Então vamos lá... Já pensei em um número aqui. Adivinha em qual estou pensando? Ah, lembrando que é entre 0 e " + numeroEntreZeroeInfinito + "..."));

if(chute > numeroEntreZeroeInfinito){
        alert("Opa, o número que você escolheu não está entre 0 e " + numeroEntreZeroeInfinito);
        alert("tente novamente!");
        location.reload();
    }

if (chute == numeroPensado){
            mostra("Parabéns! Você acertou o número :D");
    } else {
        if (numeroPensado < chute){
        mostra("Que pena! Você errou :( O número que eu pensei foi menor que o seu! O número que pensei, na verdade, é: " + numeroPensado);
        mostra("Mas não fique triste! Você pode tentar de novo recarregando a página!");
        } else {
            if (numeroPensado > chute){
                mostra("Que pena! Você errou :( O número que eu pensei foi maior que o seu! O número que pensei, na verdade, é: " + numeroPensado);
                mostra("Mas não fique triste! Você pode tentar de novo recarregando a página!");
                }
        }
    }
</script>
2 respostas
solução!

Olá David, tudo bem?

Seu código ficou funcional e legível! Parabéns! Você utilizou corretamente as funções ensinadas no curso! E criou corretamente o fluxo do seu código!

Sobre melhorar ele, você irá ver nas próximas aulas exemplos de simplificação e uso de funções para deixar seu código menor e podendo até ser mais funcional, explicar aqui poderia te deixar com duvidas ao invés de ajudar!

Qualquer duvida é só chamar! Bons Estudos!

obrigado!