Olá! Resolvi me desafiar um pouco para fixar os exercícios. Decidi então fazer um média semanal de gastos com o supermercado. De primeira não consegui acertar o programa, mas com um pouco de pesquisa no fórum descobri que o prompt só interpreta como string e que para ele considerar o prompt como número necessitaria da função parseInt. Ótimo! consegui... Entretanto, uma das minhas intenções não teve sucesso. Tentei escrever uma frase que aparecesse antes do popup abrir para o usuário, ainda no mundo HTML. Gostaria de saber se existe uma maneira legal de fazer isso e também se eu consigo enxugar mais o meu programa.
<meta charset="UTF-8">
<hd> Olá, é um prazer te receber aqui. Hoje vamos calcular a média dos seus gastos semanais com supermercado. </hd>
<script>
function pulalinha() {
document.write("<br>");
}
function mostra(frase) {
document.write(frase);
pulalinha();
}
function calcula (gasto_A,gasto_B,gasto_C,gasto_D) {
return gasto_A + gasto_B + gasto_C + gasto_D
}
var nome = prompt("Qual é o seu nome?")
var gasto_A = parseInt(prompt (nome + ",Informe o gasto da primeira semana"))
var gasto_B = parseInt(prompt (nome + ",agora me informe o gasto da segunda semana"))
var gasto_C = parseInt(prompt (nome + ",estamos quase lá!. Me informe o gasto da terceira semana"))
var gasto_D = parseInt(prompt (nome + ", para finalizar: me informe o gasto da quarta semana"))
var mediaDeGastoMensal = calcula (gasto_A,gasto_B, gasto_C, gasto_D) / 4
mostra("Seu gasto médio com o supermercado este mês foi de " + mediaDeGastoMensal)
</script>