1
resposta

Consolidando o conhecimento

Olá! Resolvi me desafiar um pouco para fixar os exercícios. Decidi então fazer um média semanal de gastos com o supermercado. De primeira não consegui acertar o programa, mas com um pouco de pesquisa no fórum descobri que o prompt só interpreta como string e que para ele considerar o prompt como número necessitaria da função parseInt. Ótimo! consegui... Entretanto, uma das minhas intenções não teve sucesso. Tentei escrever uma frase que aparecesse antes do popup abrir para o usuário, ainda no mundo HTML. Gostaria de saber se existe uma maneira legal de fazer isso e também se eu consigo enxugar mais o meu programa.

<meta charset="UTF-8">

<hd> Olá, é um prazer te receber aqui. Hoje vamos calcular a média dos seus gastos semanais com supermercado.  </hd>

<script>

function pulalinha() {

document.write("<br>");

}

function mostra(frase) {

document.write(frase);
    pulalinha();

}

function calcula (gasto_A,gasto_B,gasto_C,gasto_D) {

return gasto_A + gasto_B + gasto_C + gasto_D

}

var nome = prompt("Qual é o seu nome?")

var gasto_A = parseInt(prompt (nome + ",Informe o gasto da primeira semana"))

var gasto_B = parseInt(prompt (nome + ",agora me informe o gasto da segunda semana"))

var gasto_C = parseInt(prompt (nome + ",estamos quase lá!. Me informe o gasto da terceira semana"))

var gasto_D = parseInt(prompt (nome + ", para finalizar: me informe o gasto da quarta semana"))

var mediaDeGastoMensal = calcula (gasto_A,gasto_B, gasto_C, gasto_D) / 4

mostra("Seu gasto médio com o supermercado este mês foi de " + mediaDeGastoMensal)

</script>
1 resposta

Incrível! adorei a ideia, vou aderir, principalmente a função parseInt, é na necessidade que a gente aprende kkkk.

refiz teu código e ficou assim:

<meta charset="UTF-8">

<script>

function mostra(frase) {

document.write(frase);
    document.write("<br>");

}

function calcula (gasto_A,gasto_B,gasto_C,gasto_D) {

return gasto_A + gasto_B + gasto_C + gasto_D

}

alert("Olá, é um prazer te receber aqui. Hoje vamos calcular a média dos seus gastos semanais com supermercado.");
    var nome = prompt("Primeiro, nos informe o seu nome:")
    var gasto_A = parseInt(prompt (nome + ", Informe o gasto da primeira semana em reais:"))
    var gasto_B = parseInt(prompt (nome + ",  agora me informe o gasto da segunda semana:"))
    var gasto_C = parseInt(prompt (nome + ", estamos quase lá!. Me informe o gasto da terceira semana:"))
    var gasto_D = parseInt(prompt (nome + ", para finalizar: me informe o gasto da quarta semana:"))
    var mediaDeGastoMensal = calcula (gasto_A,gasto_B, gasto_C, gasto_D) / 4

mostra("Seu gasto médio semanal com o supermercado este mês foi de " + mediaDeGastoMensal + "  reais.")

</script>

Pelo o que eu entendi, a pergunta do "prompt" ou mesmo a mensagem do "alert" sempre vem primeiro que o mundo html, mesmo se estiver depois. Engraçado que o professor falou que o código lia linha a linha, na ordem, deve ter algum tipo de priorização. Bom, a saída foi colocar uma mensagem de "alert" antes para melhorar a "experiência do usuário" com uma mensagem de boas-vindas :)

Mais uma vez, adorei a ideia!!! (perdão qualquer possível erro, fiz do meu jeitinho kkkkk.....