Olá, Talita! Tudo bem?
Parabéns pelo projeto!
No código que você compartilhou, você está sorteando um número aleatório entre 0 e 100 utilizando a função sorteio
. Isso é ótimo!
1 - Sobre o primeiro desafio, você pode criar uma função chamada sorteia
que recebe um número n
como parâmetro e retorna um número aleatório entre 0 e n
. Para fazer isso, você pode utilizar a função Math.random()
para gerar um número aleatório entre 0 e 1, e depois multiplicar esse número por n
e arredondar o resultado utilizando a função Math.round()
. Assim, você terá um número aleatório entre 0 e n
. Aqui está um exemplo de como você pode implementar essa função:
function sorteia(n) {
return Math.round(Math.random() * n);
}
Depois de criar essa função, você pode substituir a linha var numeroPensado = sorteio(100);
por var numeroPensado = sorteia(100);
. Dessa forma, você estará utilizando a função sorteia
para sortear o número pensado pelo computador.
2 - Sobre o segundo desafio, você pode adicionar uma verificação para mostrar se o número chutado pelo usuário é maior ou menor do que o número pensado pelo programa. Para fazer isso, você pode utilizar uma estrutura condicional if
dentro do else
. Aqui está um exemplo de como você pode fazer isso:
if (chute == numeroPensado) {
mostra("Você acertou!! O seu número de sorte é " + numeroPensado);
} else {
if (chute > numeroPensado) {
mostra("Você errou! O número pensado é menor do que " + chute);
} else {
mostra("Você errou! O número pensado é maior do que " + chute);
}
}
Dessa forma, se o usuário chutar um número maior do que o número pensado, será exibida a mensagem "Você errou! O número pensado é menor do que [chute]". Se o usuário chutar um número menor do que o número pensado, será exibida a mensagem "Você errou! O número pensado é maior do que [chute]".
Bons estudos!