1
resposta

Consolidando Conhecimento - Jogo de Advinhação

<script type="text/javascript">
    
        function mostra(mensagem) {

        document.write(mensagem);
        pulaLinha();

    }

    function pulaLinha(argument) {

        document.write("<br>");
        document.write("<br>");

    }

    function sorteio(n){

        return Math.round(Math.random() * n);
    }

    //var n = 100;

    var numeroPensado = sorteio(100);
    console.log(numeroPensado);

    var chute = parseInt(prompt("Digite seu chute: "));
    

    if (chute == numeroPensado) {

        mostra("Você acertou!! O seu numero de sorte é " + numeroPensado);

    } else {
        mostra("Você errou, o numero pensado foi " + numeroPensado);

    }

    


</script>
1 resposta

Olá, Talita! Tudo bem?

Parabéns pelo projeto!

No código que você compartilhou, você está sorteando um número aleatório entre 0 e 100 utilizando a função sorteio. Isso é ótimo!

1 - Sobre o primeiro desafio, você pode criar uma função chamada sorteia que recebe um número n como parâmetro e retorna um número aleatório entre 0 e n. Para fazer isso, você pode utilizar a função Math.random() para gerar um número aleatório entre 0 e 1, e depois multiplicar esse número por n e arredondar o resultado utilizando a função Math.round(). Assim, você terá um número aleatório entre 0 e n. Aqui está um exemplo de como você pode implementar essa função:

function sorteia(n) {
  return Math.round(Math.random() * n);
}

Depois de criar essa função, você pode substituir a linha var numeroPensado = sorteio(100); por var numeroPensado = sorteia(100);. Dessa forma, você estará utilizando a função sorteia para sortear o número pensado pelo computador.

2 - Sobre o segundo desafio, você pode adicionar uma verificação para mostrar se o número chutado pelo usuário é maior ou menor do que o número pensado pelo programa. Para fazer isso, você pode utilizar uma estrutura condicional if dentro do else. Aqui está um exemplo de como você pode fazer isso:

if (chute == numeroPensado) {
  mostra("Você acertou!! O seu número de sorte é " + numeroPensado);
} else {
  if (chute > numeroPensado) {
    mostra("Você errou! O número pensado é menor do que " + chute);
  } else {
    mostra("Você errou! O número pensado é maior do que " + chute);
  }
}

Dessa forma, se o usuário chutar um número maior do que o número pensado, será exibida a mensagem "Você errou! O número pensado é menor do que [chute]". Se o usuário chutar um número menor do que o número pensado, será exibida a mensagem "Você errou! O número pensado é maior do que [chute]".

Bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software