Oi, Gildete, tudo bem?
Peço desculpas pela demora em te responder!
Gostaria de te agradecer pelo feedback, ele é muito importante para aperfeiçoarmos nossos cursos e entregarmos um conteúdo repleto de aprendizados para nossos alunos e alunas. Ao aprender algo novo, alguns desafios podem surgir, mas estamos sempre aqui no fórum para ajudar da melhor maneira possível. Irei recapitular passo a passo o que foi feito na primeira aula dados para que você consiga entender melhor o uso do Git desde a sua instalação até o momento de criar o seu primeiro repositório.
Instalação do Git Bash
Caso você utilize o Windows, para instalar o programa Git Bash, que é necessário para executar comandos do Git, acesse os links abaixo para download:
Caso você não saiba se o seu sistema operacional é de 32 bits ou de 64 bits você pode consultar no menu "Configurações" no submenu "Sobre" e verificar o "Tipo de Sistema".
Ao baixar você deve executar o arquivo e dar permissão para que o programa faça alterações no seu dispositivo.
Em seguida você deve clicar na opção “Next”, sem alterar nenhuma configuração, e ao final clicar na opção “Install”.
Quando a instalação terminar, abra o programa para posteriormente criar seu repositório
Caso seu sistema seja Linux você pode instalar o git, inserindo o seguinte comando:
sudo apt-get install git
Caso seu sistema seja Mac você pode inserir o seguinte comando no terminal:
brew install git
Criação do arquivo HTML
Crie uma pasta em um local do seu computador com o nome desejado. No meu caso eu criei uma pasta na área de trabalho e dei o nome de "curso_de_git"
Agora, utilizando um editor de código - fonte da sua preferência - recomendo o Visual Studio Code, caso não tenha esse editor, neste artigo da Alura é mostrado o passo a passo da instalação dele. Com o editor devidamente instalado, crie um arquivo com o nome index.html e copie para dentro dele o seguinte código:
<!DOCTYPE html>
<html lang="en">
<head>
<meta charset="UTF-8">
<title>Cursos da Alura</title>
</head>
<body>
<ul>
<li>Vagrant</li>
<li>Docker</li>
<li>Ansible</li>
<li>Integração Continua</li>
</ul>
</body>
</html>
Criação do repositório no Git
Abra a pasta que você deseja transformar em um repositório do git, clique com o botão direito do mouse e selecione a opção "Git Bash here". Se estiver usando o Windows 11 vá em "Mostrar mais opções".

Agora, digite o comando git init
, para criar um repositório.
Em seguida utilize o comando git status
para garantir que você está em um repositório Git e que o arquivo index.html é reconhecido.

Perceba que ao utilizar o comando git status aparecem várias informações, como por exemplo a ramificação em que estamos trabalhando , neste caso na master, se há ou não commits, ou seja, atualizações do projeto, e abaixo dessas informações aparece o arquivo index.html em vermelho, o que significa que este arquivo ainda não pertence ao nosso repositório. Contudo nas próximas aulas o instrutor irá ensinar o passo a passo para inserir arquivos no repositório, executar commits e compartilhar o código.
Espero que esta explicação tenha ajudado a sanar suas dificuldades ou pelo menos minimizá-las. Reforço que caso surjam novos desafios, estarei à disposição para te ajudar.
Grande abraço e bons estudos!
Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado! ✓.