1
resposta

Consolidando Conhecimento

Preciso de ajuda, sinceramente fiquei perdida nesse início. O professor passa para realizar a instalação executa alguns comandos e ao final do consolidando o aprendizado tem um monte de coisas para fazer e um código a ser salvo no qual não foi mostrado na prática. Pra quem já tem conhecimento pode tirar de letra, mas para eu que nunca mexi estou perdida. Acho que esse início poderia ser revisto fica a dica, a didática do professor é boa porém fica esse ponto de melhoria.

1 resposta

Oi, Gildete, tudo bem?

Peço desculpas pela demora em te responder!

Gostaria de te agradecer pelo feedback, ele é muito importante para aperfeiçoarmos nossos cursos e entregarmos um conteúdo repleto de aprendizados para nossos alunos e alunas. Ao aprender algo novo, alguns desafios podem surgir, mas estamos sempre aqui no fórum para ajudar da melhor maneira possível. Irei recapitular passo a passo o que foi feito na primeira aula dados para que você consiga entender melhor o uso do Git desde a sua instalação até o momento de criar o seu primeiro repositório.

Instalação do Git Bash

Caso você utilize o Windows, para instalar o programa Git Bash, que é necessário para executar comandos do Git, acesse os links abaixo para download:

Caso você não saiba se o seu sistema operacional é de 32 bits ou de 64 bits você pode consultar no menu "Configurações" no submenu "Sobre" e verificar o "Tipo de Sistema".

  • Ao baixar você deve executar o arquivo e dar permissão para que o programa faça alterações no seu dispositivo.

  • Em seguida você deve clicar na opção “Next”, sem alterar nenhuma configuração, e ao final clicar na opção “Install”.

  • Quando a instalação terminar, abra o programa para posteriormente criar seu repositório

Caso seu sistema seja Linux você pode instalar o git, inserindo o seguinte comando:

sudo apt-get install git

Caso seu sistema seja Mac você pode inserir o seguinte comando no terminal:

brew install git
Criação do arquivo HTML
  • Crie uma pasta em um local do seu computador com o nome desejado. No meu caso eu criei uma pasta na área de trabalho e dei o nome de "curso_de_git"

  • Agora, utilizando um editor de código - fonte da sua preferência - recomendo o Visual Studio Code, caso não tenha esse editor, neste artigo da Alura é mostrado o passo a passo da instalação dele. Com o editor devidamente instalado, crie um arquivo com o nome index.html e copie para dentro dele o seguinte código:

 <!DOCTYPE html>
<html lang="en">
<head>
    <meta charset="UTF-8">
    <title>Cursos da Alura</title>
</head>
<body>
    <ul>
        <li>Vagrant</li>
        <li>Docker</li>
        <li>Ansible</li>
        <li>Integração Continua</li>
    </ul>
</body>
</html>
Criação do repositório no Git
  • Abra a pasta que você deseja transformar em um repositório do git, clique com o botão direito do mouse e selecione a opção "Git Bash here". Se estiver usando o Windows 11 vá em "Mostrar mais opções".

    Captura de tela colorida de uma pasta do Windows mostrando no canto superior esquerdo um arquivo com nome index. No canto superior direito é possível ver a a data “22/11/2022” e o horário “11:03”. No canto direito há um menu com várias opções empilhadas e de cima para baixo está escrito: Exibir, classificar por, agrupar por, atualizar, personalizar esta pasta, colar, desfazer renomear, abrir no terminal, git gui here git bash here com uma moldura rosa, conceder acesso a, novo e propriedades.

  • Agora, digite o comando git init, para criar um repositório.

  • Em seguida utilize o comando git status para garantir que você está em um repositório Git e que o arquivo index.html é reconhecido.

    Captura de tela colorida do Git Bash mostrando o prompt de comando do programa com fundo preto. Nele está escrito 8 linhas de comando e na nona, é digitado o comando git status. Nas linhas abaixo surgem informações sobre a branch atual, a quantidade de commits e os arquivos que ainda não fazem parte do repositório.

Perceba que ao utilizar o comando git status aparecem várias informações, como por exemplo a ramificação em que estamos trabalhando , neste caso na master, se há ou não commits, ou seja, atualizações do projeto, e abaixo dessas informações aparece o arquivo index.html em vermelho, o que significa que este arquivo ainda não pertence ao nosso repositório. Contudo nas próximas aulas o instrutor irá ensinar o passo a passo para inserir arquivos no repositório, executar commits e compartilhar o código.

Espero que esta explicação tenha ajudado a sanar suas dificuldades ou pelo menos minimizá-las. Reforço que caso surjam novos desafios, estarei à disposição para te ajudar.

Grande abraço e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado! ✓.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software