4
respostas

Console Python

Estou com uma dúvida referente ao python console, estou praticando com oq foi ensinado no curso e quando fui praticar a criação de arquivos externos, por exemplo "Arquivo = open('palavras.txt', 'r')", ao mover o arquivo para a pasta que se encontra os arquivos Py onde estão os codigos fonte, eu não estou mais conseguindo usar o console para manipular o Arquivo criado (palavras.txt), a mensagem de erro diz que o arquivo não foi encontrado, acredito que preciso fazer o console ler dentro da pasta dos arquivos, mas não encontro essa opção, podem me ajudar ???

4 respostas

Você precisa passar o caminho do arquivo em "Arquivo = open('CAMINHO_DO_ARQUIVO/palavras.txt', 'r')"

filepath = 'caminho do arquivo'

arquivo = open(filepath, 'r')

Tem caminho relativo e absoluto

Absoluto é o caminho completo da raiz SO até o arquivo Ex: '/home/LucasChagas/projeto/palavras.txt'

Relativo é o caminho completo a partir do diretório atual Ex: 'projeto/palavras..txt'

o relativo geralmente é o mais utilizado, pois não ocorre falhas ao alterar de SO, mas nada impede de pegar o caminho absoluto.

Este é um exemplo doq esta acontecendo, mesmo criando um arquivo.py na pasta 'Pycharm projects" ou na "python Projects" continua dando esse erro com coisas simples, simplesmente não consigo usar a função import para outros arquivos

Você tá abrindo o PyCharm no seu disco(C:). O correto é dentro da pasta raiz do projeto(PythonProject), nunca no disco, nem no diretório(pasta) de projetos do Pycharm.

Uma solução é você abrir pelo terminal esse arquivo em modo interativo.

Pelo terminal vai até a pasta do projeto e utiliza o comando: python -i teste.py

Assim o interpretador vai executar o arquivo teste.py, e depois abrir o console para você poder interagir com o arquivo (usar a função criar_conta por exemplo).