Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Consigo editar e salvar o script mesmo fazendo "chmod -w relizabackup"

Boa tarde pessoal!

Estou usando o editor de texto Sublime. Fiz o script conforme foi ensinado, adicionei a permissao para executar (x) e retirei a permissao para escrever (w).

O resultado foi o seguinte:

-r-xr-xr-x 1 and and 69 Fev 4 15:46 realizabackup

Depois abri o arquivo com o Sublime:

~/scripts $ subl realizabackup

Fiz modificacoes no script e dei o comando pra salvar. O Sublime exibiu a seguinte mensagem:

"Overwrite write-protected file ~/scripts/realizabackup?"

Com as opcoes: "Overwrite" e "Cancelar".

Selecionei "Overwrite", e verifiquei o script pelo terminal com less realizabackup pra ver se havia modificacoes.

E sim, o script tinha sido modificado.

Entao dei um ls -l, e verifiquei que a permissao havia mudado para a seguinte:

-rwxr-xr-x 1 and and 69 Fev 4 15:50 realizabackup

Eis minhas duvidas:

Por que eu consegui editar o arquivo e salva-lo, se antes tinha alterado essa permissao?

E por que a permissao mudou apos ter feito isso?

O correto nao seria o Sublime ter dito que nao seria possivel editar o arquivo?

2 respostas
solução!

Olá Anderson, tudo bem?

Neste caso, acho que o seu editor de texto está conseguindo adicionar a opção de escrita no arquivo. Quando você clica em Overwrite, talvez o editor utilize o chmod para adicionar a opção de escrita. Ele consegue fazer isso, já que você é o dono do arquivo também.

Fiz um teste aqui com o Visual Studio Code e o resultado foi o mesmo que o seu com o Sublime. porém, utilizando o Vim como editor de textos, não consegui fazer a edição do arquivo.

Oi Yuri, tudo bem.

Entendi. Entao dependendo do editor de texto, mesmo com a opcao write desabilitada para um arquivo, caso eu seja o dono do mesmo, vou conseguir modifica-lo.

Obrigado pela resposta.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software