4
respostas

Consigo aplicar esses conceitos num servidor com o core Java?

Olá, galera! Tudo bem? Eu estou tentando aplicar esses conceitos que estou aprendendo aqui no curso no trabalho, o problema é que lá aplicação é toda em spring e não tenho controle sobre o fluxo do server, da pra aplicar o webpack mesmo assim? Estou sentido dificuldade para configura lo. :(

Podem me ajudar?

4 respostas

Boa tarde, Rene! Como vai?

Lá na documentação do Webpack, nós encontramos o seguinte:

webpack is a static module bundler for modern JavaScript applications. When webpack processes your application...

Ou seja, o Webpack tem como foco principal fazer o bundle de aplicações JavaScript! O Java por sua vez ( e o próprio Spring, por consequência ), já tem suas ferramentas próprias para esse fim ao qual o Webpack se destina! E, provavelmente, o projeto no qual vc trabalha já até mesmo deve utilizar essas ferramentas! Sendo assim, minha orientação seria deixar cada ferramenta trabalhar de acordo com o fim ao qual ela foi projetada, de modo que vc e sua equipe possam extrair o máximo potencial delas!

Pegou a ideia? Qualquer coisa é só falar!

Grande abraço e bons estudos, meu aluno!

Olá, Gabriel! Tudo bem? Então você quer dizer que o webpack não seria a melhor opção nesse caso?

O maven faria o papel do webpack no caso ? Estou com muita dúvida no que se dizz respeito a webpack e gulp, lá temos webpack mas quase nada da certo com ele. Você que ele é melhor?

Opa, Rene! Tudo certo?

Eu vou respondendo as suas questões aos poucos!

Então você quer dizer que o webpack não seria a melhor opção nesse caso?

Isso, para o código Java seria bom vc utilizar, por exemplo, o Maven e o ecossistema de plugins que são disponibilizados pra ele caso vc necessite de algo específico. Mas, ainda assim, vc poderia utilizar o Webpack pra fazer o bundle de arquivos JavaScript!

O maven faria o papel do webpack no caso ?

Isso, para o código Java, o Maven junto com algum plugin pra resolver algum caso específico do seu projeto seria o ideal! Exatamente como eu adiantei na questão anterior.

Estou com muita dúvida no que se dizz respeito a webpack e gulp, lá temos webpack mas quase nada da certo com ele. Você que ele é melhor?

Esse monte de dúvidas é normal! Afinal de contas são várias tecnologias envolvidas e, por vezes, é meio complicado fazer tudo conversar entre si!

Sobre o Gulp ser melhor do que o Webpack, eu não diria isso! Afinal de contas os dois podem por vezes trabalhar em conjunto! Vai depender da especificidade da sua situação dentro do projeto que vc participa!

Pegou a ideia? Qualquer coisa é só falar!

Grande abraço e bons estudos, meu aluno!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software